“Ínfimo”, diz Doria sobre número de doses de vacina para crianças em SP
Governador criticou número escasso de doses enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde e diz estar otimista com a liberação da CoronaVac para faixa etária

O governador João Doria informou nesta quarta-feira, 19, que é urgente avançar com a vacinação infantil em São Paulo. Segundo ele, o estado registrou uma forte alta de internações de crianças com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva. “As internações entre crianças aumentaram 61% nos últimos dois meses, dados que mostram que devemos acelerar a vacinação infantil. Só não o fizemos ainda porque o quantitativo de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde foi ínfimo”, disse o governador. Dados da Secretaria de Estado de Saúde registraram crescimento de 61,3% no número de hospitalizações nas UTIs entre pacientes menores de 18 anos.
De acordo com Doria, menos de 10% das vacinas necessárias para as crianças foram entregues aos Estados. “São Paulo só recebeu 492 mil doses”, afirmou. O secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, reiterou as declarações do governador. “Os dados evidenciam que a variante ômicron está contaminando rapidamente nossas crianças e a vacinação é urgente e fundamental para prevenir casos graves e óbitos nessa população. No ano passado, perdemos 92 crianças pela Covid-19. Este ano, temos uma crescente de internações desse público. É essencial vacinar”, disse.
O governador também está otimista pela liberação de uso da CoronaVac para o público de 3 a 17 anos. Nesta quinta-feira 20, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir sobre o pedido do Instituto Butantan para uso emergencial de seu imunizante em crianças e adolescentes dessa faixa etária. “A CoronaVac é altamente segura e eficaz para essa população, protegendo mais de 90% de hospitalizações. A Anvisa deve se manifestar amanhã sobre o nosso pedido, mas ressaltamos que já temos 15 milhões de doses pediátricas, sendo 10 milhões já reservadas para o estado de São Paulo. Estamos otimistas”, declarou o presidente Instituto Butantan, Dimas Covas.
“O estado e os municípios estão prontos para vacinar o público infantil. Se recebermos mais vacinas, poderemos imunizar mais crianças. Tendo um aval da Anvisa, podermos fazer 250 mil doses por dia. Isso traz esperança à população infantil, não só do estado, mas do Brasil” acrescentou Regiane de Paula, Coordenadora de Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.