Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Imagens flutuantes no campo de visão? A ciência explica

O fenômeno é real e conhecido cientificamente como 'muscae volitantes' ou "moscas voadoras", do latim. Acontecem de forma bastante específica. Entenda.

Por da Redação
Atualizado em 12 mar 2018, 17h51 - Publicado em 12 mar 2018, 17h49

Se você alguma vez notou pequenas “minhocas” ou manchas transparentes em seu campo de visão — aquelas coisinhas que desaparecem misteriosamente quando você tenta focar na imagem, e então reaparecem assim que você desiste e começa a olhar para outra coisa — não se preocupe, você não está louco e tampouco há parasitas em seu globo ocular.

O fenômeno tem nome e é cientificamente conhecido como muscae volitantes ou “moscas voadoras”, em Latim. Trata-se de uma espécie de ilusão de ótica — irritantes, sim — que acontecem dentro de globo ocular em circunstâncias muito específicas.

Tais imagens flutuantes são pequenos “objetos”, como por exemplo porções minúsculas de tecido, glóbulos vermelhos ou proteínas, que entram no globo ocular e fazem sombras na retina — o tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

Como são controlados pelo vítreo, uma espécie de fluído gelatinoso e transparante que preenche o interior do globo ocular, sendo constituído por 99% de água, estas pequenas partículas se moverão levadas por este líquido. Assim, para onde quer que o globo ocular se mova, elas acompanham.

Continua após a publicidade

Se você quiser tentar focar estas partículas, é preciso encontrar um plano de fundo uniforme para vê-los: uma tela de computador em branco ou um céu claro. Ainda assim, é difícil de focar nestas imagens.

Há quem diga que nunca reparou ou realmente tenha visto estes pequenos “flutuadores” no campo de visão, mas se chegou a ver pequenos flashes de luz ao olhar para o céu, certamente experimentou uma ilusão óptica semelhante.

No vídeo abaixo, a explicação do fenômeno:

Continua após a publicidade

 

Com Science Alert

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.