Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Médicos retiram 27 lentes de contato dos olhos de paciente

A paciente utilizava lentes descartáveis há 35 anos, mas as vezes esquecia se as havia retirado

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h00 - Publicado em 17 jul 2017, 15h11

Médicos do Hospital Solihull, no Reino Unido, encontraram 27 lentes de contato perdidas nos olhos de uma britânica de 67 anos. A descoberta aconteceu quando, durante a preparação para uma cirurgia de remoção de catarata, os médicos perceberam uma ‘massa azulada’ nos olhos da paciente.

O caso ocorreu em novembro do ano passado, mas foi revelado em um artigo publicado recentemente no periódico científico British Medical Journal (BMJ).

Lentes grudadas

Ao observar a forma estranha, o anestesista retirou 17 lentes que estavam grudadas umas às outras. As outras dez foram localizadas com a ajuda de um microscópio. Rupal Morjaria, oftalmologista responsável pela cirurgia, disse ao site Optometry Today nunca ter visto nada igual em seus 20 anos de carreira.

“Foi uma grande bagunça. Nós ficamos realmente surpresos que a paciente não notou, porque geralmente isso causaria muita irritação.”, contou Rupal.

Esquecimento

Situações como essa tendem a causar muito desconforto, mas não foi o caso. Segundo a médica, a paciente usava lentes de contato há 35 anos, mas as vezes se esquecia se havia ou não as retirado.

“Ela ficou muito chocada. Quando nós a vimos duas semanas após a cirurgia, ela disse que sentia-se muito confortável com seus olhos. Ela pensava que o desconforto era causado apenas pela idade e pela secura dos olhos.”

De acordo com a publicação, a paciente não tinha o costume de consultar especialistas nem nunca havia relacionado problemas ao uso das lentes.

 

Cuidado

Os médicos que cuidaram do caso decidiram torná-lo público para alertar a importância de consultar oftalmologistas.

“Atualmente, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas deixam de fazer check-ups regularmente. As lentes de contato são usadas o tempo todo, mas se não forem monitoradas adequadamente podem causar infecções oculares graves, podendo levar à perda da visão.”, disse a especialista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.