Colaboradores do Hospital Albert Einstein obesos tiveram uma redução de quase 50 quilos de açúcar no último ano, devo aos novos tratamentos implementados no pelo Programa MESA. Dos 35 mil colaboradores atendidos pelo programa interno Cuidar, mil apresentam obesidade, sendo 95% grau I.
Com o uso de inteligência artificial, que gerou estatísticas dos pacientes, integrada aos diagnósticos dos médicos, foi feito um dashboard dos profissionais tratados. Junto a isso, foram realizadas no ambiente institucional, assim como a reformulação das atividades e terapêuticas. As mudanças visam ressignificar o tratamento da obesidade e dar mais liberdade aos pacientes, assim como fazer com que se sintam mais incluídos e com voz-ativa no processo.
“Este painel possibilita controle populacional das pessoas com obesidade dentro da organização, direcionando ações e apoiando na mensuração de impacto das demais iniciativas propostas”, explica Dra. Raquel Conceição, Gerente Médica de Saúde Populacional e Saúde Corporativa do Einstein.
Os dados recentes revelados pelo hospital apontam alta de 62% na ingestão de alimentos funcionais, elevação de 55% no consumo de frutas, 33% no de legumes e redução de 48 quilos no consumo de açúcar.