FDA recomenda aprovação emergencial de vacina da Moderna nos EUA
A autorização oficial deve acontecer entre esta quinta-feira, 17 e sexta-feira, 18

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 17, o Comitê Consultivo da FDA, agência que regula medicamentos e nos Estados Unidos, recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Moderna.
Após um longo dia de reunião e discussão, os especialistas decidiram se as evidências científicas disponíveis atualmente comprovam que os benefícios da vacina superam os riscos. A indicação de uso é para pessoas a partir de 18 anos. O resultado da votação foi: 20 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção.
O painel consultivo de vacinas da agência é composto por especialistas científicos independentes, infectologistas e estatísticos, bem como representantes da indústria e do consumidor. A FDA não é obrigada a seguir a recomendação do conselho, mas geralmente o faz.
A expectativa é que a FDA autorize oficialmente o uso emergencial da vacina ainda nesta quinta-feira, 17, ou na sexta-feira, 18. A decisão ocorre exatamente uma semana após o sinal verde para liberação da vacina da Pfizer no país. Se aprovada, a vacina da Moderna será a segunda vacina de mRNA a receber autorização para uso nos Estados Unidos.
Entretanto a vacina da Moderna tem alguma vantagens em relação à da Pfizer: ela não requer armazenamento em câmara ultrafria e vem em lotes menores, o que facilita o armazenamento em áreas menos povoadas.