Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Doze doenças comuns no verão

Queimaduras, alergias e micoses são alguns dos problemas mais frequentes na estação. Medidas de prevenção ajudam a evitar as enfermidades

As condições climáticas do verão podem causar problemas capazes de arruinar as férias. Queimaduras solares, micoses, desidratação e surtos de doenças como a dengue e a leptospirose são mais comuns nesse período do ano. “Sol, falta de higiene e de saneamento básico são os principais responsáveis pelos problemas”, afirma o infectologista David Salomão Lewi, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Como o calor favorece a proliferação de bactérias, é preciso redobrar os cuidados com a higiene, tanto pessoal quanto alimentar.” O dermatologista Luís Fernando Tovo, do Hospital Sírio-Libanês, alerta ainda para os perigos da exposição ao sol. “O filtro solar é essencial para manter a saúde da pele e evitar danos imediatos ou futuros”, afirma.

*Fontes: David Salomão Lewi, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Luís Fernando Tovo, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, e Caio Castro, dermatologista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)