Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Doenças renais e diabetes podem antecipar problemas no coração em até 28 anos

Estudo aponta que combinação de doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, agrava substancialmente o risco de eventos cardíacos graves

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 nov 2024, 07h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um trabalho apresentado nas Sessões Científicas de 2024 da American Heart Association (AHA),  um dos maiores eventos internacionais de saúde cardiovascular, revelou que indivíduos com doença renal crônica, diabetes tipo 2 ou ambas as condições podem desenvolver enfermidades cardíacas até 28 anos antes do que aqueles sem essas doenças.

    A pesquisa utilizou perfis de pacientes simulados para avaliar como os fatores de risco da síndrome cardiovascular-renal-metabólica interagem com a idade, o que destaca a importância de diagnósticos precoces e intervenções para prevenir doenças cardiovasculares, especialmente entre os grupos com essas condições.

    Essa síndrome, recentemente definida pela AHA, descreve a conexão entre doenças cardiovasculares, doenças renais e distúrbios metabólicos, como diabetes tipo 2 e obesidade, que costumam ocorrer juntos e amplificam o risco de problemas cardíacos graves.

    A interseção entre doenças renais, diabetes e doenças cardíacas

    O estudo usou perfis simulados de homens e mulheres de 30 a 79 anos, com e sem doenças renais crônicas ou diabetes tipo 2, para calcular o risco cardiovascular. Utilizando uma ferramenta própria da American Heart Association (AHA), os pesquisadores estimaram a idade em que os perfis de risco de cada paciente atingiriam níveis elevados de risco cardiovascular, como infarto do miocárdio e derrames.

    A análise revelou que, enquanto o risco cardiovascular começa a aumentar por volta dos 68 anos para mulheres e 63 anos para homens sem a tal síndrome, ele pode aparecer décadas mais cedo para aqueles com diabetes tipo 2 e doença renal crônica, especialmente quando as duas condições coexistem.

    Continua após a publicidade

    De acordo com os dados, as patologias amplificam o risco de doenças cardíacas e podem acelerar o processo de aterosclerose — a obstrução das artérias causada pelo acúmulo de gordura. As doenças renais e o diabetes aumentam o risco cardiovascular de maneiras complementares, através do aumento da inflamação sistêmica, da pressão arterial e do dano aos vasos sanguíneos. Isso demonstra que as pessoas com essas condições precisam de um monitoramento mais rigoroso para prevenir doenças cardíacas graves em idades mais jovens.

    Desafios e implicações 

    Embora o estudo tenha sido realizado com perfis simulados e ainda precise ser validado com dados clínicos reais, aponta de forma clara o aumento substancial de risco cardiovascular para aqueles com diabetes tipo 2 e doenças renais. A simulação demonstrou que essas condições, quando coexistem, multiplicam os riscos de eventos cardíacos, como infartos e derrames, de forma mais agressiva do que quando analisadas separadamente.

    O estudo reforça, assim, a necessidade de ação precoce e mais intensa para tratar pacientes com essas condições.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.