Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Estudos apontam que a Covid-19 pode afetar a audição

Além da perda do olfato e do paladar, infecção pode causar problemas auditivos, dizem pesquisadores do Reino Unido e Estados Unidos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 fev 2022, 14h09 - Publicado em 18 fev 2022, 14h06

Além do olfato e paladar, a Covid-19 também pode afetar a audição. É o que apontam cientistas em estudos realizados nos últimos meses no Reino Unido e nos Estados Unidos, que mostram que a perda auditiva também pode ser uma sequela da doença.

De acordo com os pesquisadores, os sintomas começam com um zumbido ou a sensação de ouvido “tampado”. Ao longo dos dias, porém, pacientes demonstram uma piora. “O problema pode atingir os dois ouvidos, e chegar até o sistema auditivo nervoso central, o que poderia, em casos mais graves, impactar na qualidade e na compreensão da fala”, dizem os médicos em um levantamento publicado pelo Manchester Biomedial Research Centre (BRC), no Reino Unido, que após analisar 24 estudos sobre a relação entre a audição e a Covid-19, atesta que 7,6% dos participantes tiveram alguma perda de audição; e 14,8% passaram a conviver com um zumbido no ouvido após a infecção. Outro estudo britânico, feito pela British Tinnitus Association, em parceria com a American Tinnitus Association também indica uma piora do zumbido no ouvido após a doença em 40% dos pacientes.

Pesquisadores egípcios da Universidade South Valley também observaram uma perda auditiva significativa de 20 pacientes de Covid-19, após a realização de uma audiometria, fato que relataram em um artigo publicado no American Journal of Otoryngology, dos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, as sequelas auditivas aparecem até 12 semanas após a infecção.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.