Covid-19: média móvel de mortes cai 21,3% em duas semanas
Índice está em queda pelo 20° dia consecutivo; confira o levantamento de VEJA
Os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), neste domingo, 4, registram 15 mortes em decorrência do coronavírus nas últimas 24 horas. No levantamento feito por VEJA, o país apresentou, assim, média móvel de 125 óbitos, com queda de 21,3% no índice em comparação com os números computados há duas semanas. De acordo com a avaliação de infectologistas, a variação de 15% para menos, na comparação com 14 dias atrás, coloca a situação pandêmica em queda. Este é o vigésimo dia consecutivo em que a curva de infecção está em queda no Brasil.
Também neste domingo, a média móvel de diagnósticos de Covid-19 completa 45 dias em queda. Com média pouco acima de 12,2 mil novos casos diários nos últimos sete dias, a curva está 25% mais baixa do que há 14 dias.
Nas últimas 24 horas, o Brasil computou 2.909 novos diagnósticos positivos e 15 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 34.470.776 contaminados pelo vírus e 684.369 vítimas fatais em todo o território nacional.
O cálculo da média móvel feito por VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia (confira os gráficos no final da matéria). Os gráficos abaixo mostram a evolução diária das médias móveis no Brasil. Confira: