Covid-19: cinco capitais registram menos de uma morte por dia
As médias móveis de Vitória, Fortaleza, Boa Vista, Rio Branco e São Luís estão inferiores a 1 no levantamento realizado por VEJA
O número de mortes registradas no país por conta do novo coronavírus já é quase zero em cinco capitais brasileiras. No levantamento feito por VEJA, que calcula a média móvel de cada localidade com os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, as cidades de Vitória, Fortaleza, Boa Vista, Rio Branco e São Luís tiveram um valor inferior a 1 neste sábado, 24, o que significa que já há menos de uma morte por dia nestes locais.
Em uma delas, a situação nos últimos dias é a que todo o país busca. São Luís, a capital do Maranhão, não registra um óbito por Covid-19 desde o último dia 11. No cálculo realizado por VEJA, a média móvel de mortes é zero desde o último domingo, 18.
Outras oito capitais estão próximas de alcançar o mesmo patamar: Porto Velho (com média móvel de mortes em 1,3), Palmas (1,6), Macapá (1,1) Maceió (1), Aracaju (1,6), Florianópolis (1), Natal (1,3) e Recife (1,4).
A média móvel é calculada a partir da soma do número de casos e mortes nos últimos sete dias, dividida por sete, número de dias do período contabilizado – o que permite uma melhor avaliação ao anular variações diárias no registro e envio de dados pelos órgãos públicos de saúde, problema que ocorre principalmente aos finais de semana. No país, a média móvel de mortes e novos casos hoje foi de 461,1 e 22.324,7, respectivamente.
Confira a situação de cada capital brasileira nos gráficos abaixo:
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







