Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Covid-19: Brasil tem semana com menor média de mortes do ano

Índice de 92,9 óbitos computado na última sexta-feira é o mais baixo desde dezembro; confira o levantamento de VEJA

Por Thaís Gesteira Atualizado em 13 jul 2022, 17h42 - Publicado em 24 abr 2022, 19h17

Pela primeira vez em mais de quatro meses, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil caiu, na última segunda-feira, 18, para abaixo de 100. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) ao longo da última semana indicam que a curva de vítimas fatais atingiu os pontos mais baixos do índice em 2022. Anteontem, 22, fora registrada a menor média desde dezembro de 2021: 92,9. Já neste domingo, 24, com 36 novos óbitos nas últimas 24 horas, o país computa 98 mortes na média.

Desde abril de 2020, quando havia pouco mais de 30 dias desde que a primeira morte pelo vírus fora registrada no país, o índice de óbitos ficou abaixo de 100 poucas vezes: na última semana de dezembro de 2021, quando a curva atingiu o nível por apenas quatro dias; e nos primeiros seis dias deste ano, antes da terceira onda, provocada pela variante ômicron, que  impulsionou a disparada de óbitos com picos acima de 950 na média móvel.

Além de computar os menores índices de mortes deste ano, o país passa por um momento de queda consistente, com retração de 38,2% no índice em comparação com 14 dias atrás. O padrão determinado por infectologistas fixa a variação de 15% como ponto de inflexão para que se mude a tendência da pandemia para alta ou queda.

Após intenso período com frequentes altas no primeiro trimestre – e picos de mais de 189 mil na média móvel – o quadro de contágio do país também está em retração: as médias móveis de novos casos apresentadas nesta última semana, assim como as de mortes, são as menores desde a primeira semana de 2022. Em queda, o índice é, ainda, 36,7% menor do que há duas semanas.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 3.809 novos diagnósticos positivos e 36 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 30.349.463 contaminados pelo vírus e 662.646 vítimas fatais em todo o território nacional.

O cálculo de médias móveis feito para o levantamento de VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia. Os gráficos ao final da matéria mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas e nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal).

Continua após a publicidade

 

Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:

Continua após a publicidade

Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*:

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.