Covid-19: Brasil registra menor média móvel de mortes desde 6 de janeiro
O índice é o menor em quase oito meses; confira o levantamento feito por VEJA
A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil continua caindo a cada dia. Nesta segunda-feira, 23, o país registrou um índice de 765,1 vítimas pela doença. É a menor marca desde o dia 6 de janeiro deste ano. Confira a situação dos estados e das capitais no levantamento feito por VEJA no final da matéria.
O cálculo de médias móveis consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia. Os gráficos ao final da matéria mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 13.103 novos diagnósticos positivos e 321 novas vítimas da Covid-19. Ao todo, são 20.583.994 contaminados e 574.848 óbitos no território nacional durante toda a pandemia. A marca de 765,1 óbitos em média desta segunda é a sétima menor marca em todo ano – somente os seis primeiros dias de 2021 tiveram números mais baixos.
O índice está em queda nas últimas semanas, mas os infectologistas mostram preocupação sobre a situação no mês de setembro. Com o avanço da variante delta no país, os especialistas avaliam que pode haver uma alta nos casos e nas mortes por Covid-19. A nova variante pode até encurtar o tempo entre as doses da vacina.
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*: