Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covax Facility quer incluir duas vacinas da China no portfólio

Aliança ligada à OMS mantém conversas com as farmacêuticas Sinovac e a Sinopharm; Brasil espera 842.400 doses da Pfizer para a próxima semana

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jun 2021, 19h15 - Publicado em 15 jun 2021, 18h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Médica prepara dose da vacina da Sinopharm durante vacinação a profissionais da saúde em Lima, Peru - 15/02/2020
    Médica prepara dose da vacina da Sinopharm durante vacinação a profissionais da saúde em Lima, Peru - 15/02/2020 - (Raul Sifuentes/Getty Images)

    Aprovadas em caráter emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas contra Covid-19 das farmacêuticas Sinovac  e Sinopharm, sediadas na China, são de interesse da aliança global de distribuição de imunizantes Covax Facility — ligada justamente à OMS.

    Publicidade

    As negociações estão a cargo da  Aliança Global de Vacinas (Gavi), braço da Fundação Bill e Melinda Gates. Em nota enviada à reportagem de VEJA, a entidade informou que mantém conversas especificamente com a Sinovac e a Sinopharm, além de outras farmacêuticas, para que possa “expandir e diversificar” seu portfólio.

    Publicidade

    Até agora, a Covax Facility informa que distribuí as vacinas da Pfizer e AstraZenenca — a segunda sendo produzida pela própria farmacêutica e pelo Instituto Serum, na Índia. Há também acordos fechados com Johnson & Johnson, Moderna, Novavax (produzida pela própria farmacêutica e pelo Instituto Serum) e Sanofi-GSK.

    A aliança Covax Facilty — da qual o Brasil faz parte — prevê distribuir de maneira mais igualitária os imunizantes contra o coronavírus globalmente. Até agora, a aliança despachou 87 milhões de doses de vacina para 131 países participantes. De acordo com informações da projeção de entregas de antígenos contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, a aliança já enviou ao Brasil por volta de 5 milhões de doses da vacina AstaZeneca.

    Continua após a publicidade

    Novas doses

    Nesta terça-feira, 15, o Ministério da Saúde informou que 842.400 doses da vacina da Pfizer devem chegar ao país na semana que vem por meio da aliança internacional. Essas unidades já estavam previstas no mais recente planejamento de entregas liberado pelo governo federal. De acordo com a pasta, ao todo são esperadas 42,5 milhões de aplicações por meio da aliança — o suficiente para imunizar 10% da população Brasileira, com duas doses.

    Confira o avanço da vacinação no Brasil:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.