PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

CoronaVac: Butantan pede uso emergencial à Anvisa

Trata-se do primeiro medicamento a encaminhar uma solicitação do tipo à agência reguladora

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jan 2021, 14h22 - Publicado em 8 jan 2021, 10h10

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta sexta-feira, 8, o pedido de uso emergencial, em caráter experimental da vacina CoronaVac. O pedido foi enviado pelo Instituto Butantan, que no Brasil conduz os estudos da vacina desenvolvida pela empresa Sinovac Life Science.

A Anvisa disse, em nota, que “já iniciou a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial que o laboratório pretende fazer”. O prazo estimado para o parecer positivo ou negativo é de dez dias.

A agência diz que utilizará essas primeiras 24 horas para fazer uma avaliação inicial do material entregue e verificar se não há documentos faltantes. Caso o dossiê não esteja nos conformes, a Anvisa diz que poderá pausar o prazo para solicitar mais informações.

Eficácia

Na quinta-feira, 7, o Instituto Butantan divulgou que a vacina teve 78% de eficácia em casos leves e 100% de proteção em adoecimento moderados e graves. Dados complementares que explicam como o cálculo de eficácia foi feito, contudo, ainda não foram apresentados publicamente. Dúvidas em relação a esse número foram responsáveis pelo adiamento do pedido ontem, conforme VEJA adiantou. Especialistas ligados ao pedido de submissão ocorrido nesta sexta afirmaram que os dados de eficácia global — não apresentados na coletiva de ontem — fazem parte do dossiê. O documento oficial da Anvisa, contudo, não traz essa informação, por se tratar de um dado sigiloso.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de SP Jean Gorinchteyn afirmou que foi entregue à agência um dossiê de cerca de 10.000 páginas e que seu conteúdo será conhecido publicamente após a análise da agência.

O Butantan já tem 10,8 milhões de doses da CoronaVac em suas dependências. O plano do governo de São Paulo é iniciar a vacinação, em regime regional, no próximo dia 25 de janeiro. Ainda não está claro, no entanto, se o contrato de venda assinado pelo Ministério da Saúde na tarde de quinta-feira ,7, muda esses planos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.