Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça os Gifs que mostram como os daltônicos enxergam

A MVF Global, uma das principais empresas de aquisição de clientes do mundo, criou seis gifs que ilustram a experiência dos daltônicos

Como você imagina que uma pessoa daltônica enxerga? Só algumas cores? Pensando nisso, a MVF Global, uma das principais empresas de aquisição de clientes do mundo, criou seis gifs que ilustram a experiência dos daltônicos. As informações são do site americano IFL Science.

A capacidade de ver cores está ligada a células da retina, que absorvem luz em diferentes comprimentos de onda e emitem impulsos nervosos a partir das informações recebidas. É dessa forma que o cérebro “enxerga” as cores. Existem três tipos dessas células: o tipo que absorve luz vermelha, outro verde e outro azul. Em pessoas daltônicas essas células não funcionam de forma adequada e acabam absorvendo luz de outras cores, além daquelas que deveriam captar, o que faz com que eles diferenciem menos as cores.

Leia também:
Novos óculos fazem daltônicos enxergarem todas as cores
Debate sobre a cor de um vestido domina redes sociais

O problema, que atinge, em média, um em cada 12 homens e uma em cada 200 mulheres, é dividido em três tipos. O primeiro é o acromático, o tipo mais raro, quando a pessoa só enxerga preto, branco e cinza. O segundo é o dicromático, quando não consegue identificar uma das seguintes cores vermelha — verde ou azul. O terceiro é o tricomático, o tipo mais comum, caracterizado por uma leve dificuldade em distinguir as cores como vermelho, verde e azul.

De acordo com a Color Blind Awareness, ONG que busca sensibilizar a comunidade para as necessidades do daltônico, a forma mais comum de daltonismo é a que afeta a percepção do vermelho e do verde e inclui a protanopia, deuteranopia, protanomalia e deuteranomalia, condições com leves diferenças, mas todas relacionadas à dificuldade de diferenciar as tonalidades de verde e vermelho.

Conheça os seis gifs, a seguir.