PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Carta ao Leitor: Qualidade reconhecida

Prêmios para a equipe de Saúde reafirmam VEJA como referência inescapável de conhecimento

Por Da Redação Atualizado em 29 nov 2024, 12h29 - Publicado em 29 nov 2024, 06h00

O mundo respira sobressaltado com as guerras na Europa e no Oriente Médio. Há imensa expectativa do que será a administração de Donald Trump ao retornar à Casa Branca. No Brasil, discute-se o envolvimento de Jair Bolsonaro e seu círculo mais próximo na tentativa de golpe do infame 8 de janeiro de 2023 — tema que não sairá tão cedo do no­ti­ciá­rio. Em paralelo, o pacote de corte de gastos, sem dúvida, é nó górdio para a melhora da economia brasileira. Projeta-se, como sombra, em todas as nações, o drama urgente das mudanças climáticas, aceleradas pela mão às vezes irresponsável do ser humano. O jornalismo como rascunho da história não pode parar. Há 56 anos, VEJA dedica-se a imprimir profissionalismo, com informações precisas e profundas, em torno de tudo o que move a civilização — e, invariavelmente, além de esmiuçar os bastidores de eventos decisivos, a revista teve o privilégio de inaugurar discussões, com os chamados “furos de reportagem”.

Um assunto, nessas cinco décadas de aventura, nunca deixou de caminhar, de mãos dadas, firme e forte, entre as revelações publicadas em áreas como economia, política e educação: a saúde. Sempre antenada com as principais preocupações de seus leitores, VEJA deu especial atenção às campanhas de vacinação, aos surtos, à eclosão da aids, no início dos anos 1980, e à covid-19, a partir de 2020. Houve generoso espaço também para os cuidados com o corpo, sobretudo para dietas e controle da obesidade, doença que desencadeia tantos males no organismo. Nesta edição, mergulhamos nos detalhes dos avanços tecnológicos em relação ao controle do diabetes.

REFERÊNCIA - A aids, nos anos 1980, e a covid-19, em 2020: capas fundamentais de VEJA
REFERÊNCIA - A aids, nos anos 1980, e a covid-19, em 2020: capas fundamentais de VEJA (./VEJA)

O zelo pela precisão tem sido reconhecido ao longo do tempo. É unânime, felizmente, a sensação de sermos referência inescapável de conhecimento. Recentemente, o editor Diogo Sponchiato e a repórter Paula Felix foram premiados entre os mais admirados da imprensa de saúde, ciência e bem-estar no prêmio promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela plataforma Jornalistas&Cia. Paula e a repórter Ligia Moraes ficaram com o 1º lugar no Prêmio da Associação Médica do Rio Grande do Sul pela capa “Doenças do clima”. A revista VEJA SAÚDE, costela vital de VEJA, dirigida por Diogo, foi reconhecida como o melhor veículo especializado pelo Einstein. “É trabalho coletivo, de permanente atenção, nas edições impressas e no site”, diz Diogo. A qualidade, enfim, é sinônimo de muito trabalho e de respeito. Vale lembrar um aforismo do escritor russo Ivan Turguêniev: “A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe”. Ou, então, a bem-­hu­mo­ra­da provocação de Millôr Fernandes, aqui mesmo em VEJA, porque rir é sempre o melhor remédio: “O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde”. Saúde a todos.

Publicado em VEJA de 29 de novembro de 2024, edição nº 2921

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.