Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa suspende venda e uso de todos os produtos da marca Fugini

Medida preventiva foi adotada após inspeção detectar falhas graves relacionadas à higiene e controle de pragas; veja lista de produtos da empresa

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 abr 2023, 18h45 - Publicado em 30 mar 2023, 13h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • MATÉRIA-PRIMA VENCIDA: Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los
    MATÉRIA-PRIMA VENCIDA: Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados com numeração iniciada em 354 não devem utilizá-los (Fugini/Reprodução)

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que todos os produtos da marca Fugini, conhecida pela produção de molhos e conservas vegetais, estão suspensos para fabricação, comercialização, distribuição e uso nesta quarta-feira, 29. A medida preventiva vale apenas para os itens em estoque na empresa Fugini Alimentos Ltda localizada em Monte Alto, no interior paulista, e foi adotada após inspeção sanitária identificar falhas graves de higiene, controle de pragas e rastreabilidade.

    Publicidade

    A agência informou que a determinação considerou o trabalho em conjunto realizado com a participação do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e da Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto.

    Publicidade

    “Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade”, informou. A Anvisa explicou que as irregularidades “podem impactar a qualidade e a segurança do produto final”.

    Até que adequações no processo e boas práticas de fabricação sejam realizadas pela empresa, a suspensão será mantida. Uma resolução específica para lotes de maionese da marca produzidos entre 20/12/2022 e 21/3/2023 será publicada pela agência nesta quinta-feira, 30. Isso porque, durante a inspeção, foi constatado o uso de matéria-prima vencida na fabricação do produto.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354”, informou a Anvisa.

    No caso da maionese, a agência recomenda que estabelecimentos comerciais e consumidores não utilizem o produto e entrem em contato com a Fugini para que seja realizado o recolhimento dos itens.

    Publicidade

    Alimentos vencidos, inclusive matérias-primas, são impróprios para consumo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.  “O recolhimento dos alimentos visa a retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”.

    Saiba quais são os tipos de produtos produzidos pela Fugini

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.