Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina da Pfizer contra ômicron

Vacina bivalente contém a cepa original do novo coronavírus e as sublinhagens BA.4 e BA.5 da variante de preocupação

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 set 2022, 20h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de autorização de uso emergencial da nova vacina contra a Covid-19 da Pfizer que protege contra a variante de preocupação ômicron nesta sexta-feira, 30. A vacina bivalente contém a cepa original do novo coronavírus e as sublinhagens BA.4 e BA.5 da ômicron. Segundo a farmacêutica, a indicação é para aplicação como reforço na população com mais de 12 anos.

    Publicidade

    Esta versão da vacina recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para uso como dose de reforço no fim de agosto. Segundo a agência, a Pfizer fez a solicitação de uso emergencial, também em agosto, de outra versão bivalente da vacina, mas contendo a sublinhagem BA.1 da ômicron. O pedido ainda está em análise.

    Publicidade

    A vacina monovalente Comirnaty, com foco da cepa original do SARS-CoV-2, recebeu o registro definitivo da agência em 23 de fevereiro do ano passado. No último dia 16, a Anvisa autorizou uma versão pediátrica da vacina da Pfizer para a população de 6 meses a 4 anos.

    A vacina para este público tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. O imunizante deve ser aplicado em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose aplicada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Embora aprovada, a vacinação da população desta faixa etária ainda não teve início, porque o Ministério da Saúde ainda avalia a inclusão das crianças na campanha. “A vacinação para esta faixa etária será analisada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), considerando as evidências científicas e cenário epidemiológico. Havendo aprovação para inclusão deste público, as vacinas serão disponibilizadas para todo o Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias.”

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.