Anvisa derruba restrição para doação de sangue por homens gays
Decisão ocorreu após STF julgar regra como inconstitucional; proibição valia para doador que teve relações com parceiro do mesmo sexo há menos de 1 ano
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou nesta quarta-feira, 8, o item que restringia a doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com pessoas do mesmo sexo durante um período menor que 12 meses. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor desde sua divulgação.
ASSINE VEJA
Clique e AssineA determinação ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) definir a regra como inconstitucional ao restringir doações de sangue por homens gays, descritos como “inaptos temporariamente” no documento da Anvisa de 2014 que fala sobre “boas práticas no ciclo do sangue”. O julgamento no Supremo ocorreu no mês de maio.
LEIA TAMBÉM
Doação de sangue por homens gays: o fim de uma proibição preconceituosa
Na divulgação, a Anvisa afirma que “elaborará orientação técnica a respeito do gerenciamento dos riscos sanitários e das responsabilidades pertinentes aos serviços de hemoterapia públicos e privados em todo o país e aos demais atores envolvidos”.