Anticoncepcional diminui o desejo sexual das mulheres
Um novo efeito colateral é atribuído ao anticoncepcional: a diminuição do desejo sexual nas mulheres.
A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que entrevistou mais de mil mulheres e descobriu que a contracepção oral reduziu drasticamente a libido delas. O mesmo foi observado com outros métodos hormonais, como implantes.
O levantamento sugere que pelo menos um sexto das mulheres que tomam pílula estão sujeitas a sofrer redução do desejo sexual. Em compensação, aquelas que usam apenas a camisinha como método contraceptivo não declararam ter problemas com a libido.
A causa – Os pesquisadores acreditam que essa redução da libido possa estar relacionada com o fato de que, para evitar a ovulação, a pílula acaba reduzindo também a testosterona – hormônio responsável pelo desejo sexual.
“A ironia é que essas mulheres têm um medicamento que livra da preocupação com uma gravidez indesejada. Mas essas mesmas mulheres não têm informações importantes sobre os possíveis efeitos colaterais da pílula, e acabam não tendo o sexo seguro que gostariam”, destaca o médico Irwin Goldstein, editor do Journal of Sexual Medicine, onde o estudo foi publicado.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)