Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

ANS define reajuste máximo nos planos de saúde individuais em 9,63%

Índice também será válido para valores pagos por planos familiares e será aplicado até abril de 2024; entenda

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jun 2023, 15h16 - Publicado em 12 jun 2023, 13h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O índice de reajuste máximo para os planos de saúde individuais e familiares foi definido em 9,63% pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em reunião nesta segunda-feira, 12. O teto será válido para o período de maio de 2023 a abril de 2024, de modo que haverá cobrança retroativa em contratos com aniversário em maio, junho e julho. Para os demais beneficiários, os novos valores serão cobrados no mês de contratação do plano.

    Segundo a ANS, a mudança no valor cobrado vai atingir cerca de 8 milhões de beneficiários, o que corresponde a 16% dos 50,6 milhões de usuários da rede privada de saúde.

    O cálculo do reajuste considerou despesas assistenciais no ano passado e em 2021. Desde 2019, a ANS utiliza a metodologia de combinar a variação das despesas com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com o desconto do subitem “plano de saúde”. Segundo a agência, o valor do serviço sofre variações por ser impactado ainda pela inflação e por fatores como alterações na frequência de uso do benefício, como altas e quedas, e custos com insumos e equipamentos médicos.

    “Nossa metodologia vem sendo desafiada nos últimos anos e sua fiel aplicação tem nos permitido observar um certo padrão de variação de despesas e verificar uma mitigação dos principais efeitos da pandemia vistos nos anos anteriores”, explicou, em nota, o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, Alexandre Fioranelli. No ano passado, o reajuste foi de 15,5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.