Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

20% das mulheres brasileiras nunca fizeram papanicolau

Exame de prevenção de câncer de colo de útero pode reduzir 80% dos casos da doença

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h14 - Publicado em 8 jun 2022, 15h46

Dados do Observatório de Atenção Primária à Saúde da Umane, baseados em informações da nova pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostram que 20% das mulheres das capitais brasileiras nunca realizaram o exame citopatológico do colo do útero, conhecido como Papanicolau, que pode reduzir de 60% a 90% os casos desse tipo de câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2019, o câncer de colo do útero matou 9500 mulheres no Brasil. É o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mas esse número pode ser drasticamente reduzido se as mulheres fizerem o exame de prevenção.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência do câncer do colo do útero em países desenvolvidos, que incentivam o exame e oferecem qualidade e cobertura para a sua realização, foi de 80%.

Segundo o levantamento, os índices de realização do exame variam bastante de acordo com as capitais no Brasil. Em Maceió (AL), 40% das brasileiras nunca fizeram o papanicolau na vida. Já em Florianópolis (SC) esse índice é de 14,9%. Entre as mulheres de 25 a 34 anos, 26,4% nunca fizeram o exame, número que aumenta muito na faixa etária entre 18 e 24 anos: 64,3%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.