Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinco marcas clássicas que quebraram

Líder em games até os anos 80, a Atari fechou as portas em 2013, por não conseguir fazer frente a concorrentes como a Nintendo

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 17h30 - Publicado em 4 Maio 2018, 06h00

• Gibson
Imortalizada pelos acordes de B.B. King, Keith Richards (na foto, ao lado de Mick Jagger) e Jimmy Page, a marca de guitarras elétricas pediu recuperação judicial na semana passada, depois de dar calote em uma dívida de 400 milhões de dólares. O negócio começou a ir mal em 2014, quando a Gibson esvaziou seu caixa para comprar um braço da Philips que só deu prejuízo.

• Blockbuster
Com mais de 9 000 lojas, inclusive no Brasil, a rede de locadoras americana fechou as portas em 2013. Devia 1 bilhão de dólares e falhou por não acompanhar a mudança tecnológica do mercado audiovisual para streaming, com a chegada da Netflix.

• Kodak

Continua após a publicidade

A empresa que popularizou a fotografia quebrou em 2012, depois de acumular uma dívida de 6,8 bilhões de dólares e não ser capaz de diversificar seus produtos com o advento da fotografia digital. Hoje, oferece apenas serviços de impressão fotográfica profissional.

• Atari
Líder em games até os anos 1980, a empresa sucumbiu em 2013. Não conseguiu fazer frente a concorrentes como a Nintendo e teve seu controle adquirido na bacia das almas em 2014 por um de seus diretores, que tenta, até hoje sem sucesso, reavivar o negócio.

Continua após a publicidade

• Polaroid
A marca que virou ícone cult nas mãos de Andy Warhol pediu recuperação judicial em 2001 e 2008. Ninguém mais via sentido em carregar um trambolho para imprimir fotos na hora. Hoje, a Polaroid é objeto retrô na estante de hipsters saudosistas.

Publicado em VEJA de 9 de maio de 2018, edição nº 2581

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.