Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cinco curiosidades sobre a história da internet

Criado em 1994, o AltaVista foi o precursor do Google, mas logo perdeu espaço para o imbatível buscador

– A patente da www
Em 2019, a world wide web faz trinta anos. Em 1989, Tim Berners-Lee e seus colaboradores na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) inventaram a www, a internet como a conhecemos. Ao abdicar dos direitos autorais, a Cern tornou a web acessível a todos.

http://info.cern.ch
Também de autoria de Berners-Lee, o primeiro site da história da internet contém apenas alguns parágrafos que explicam o objetivo do projeto: “Dar acesso universal a um grande universo de documentos”. A página precursora ainda é mantida no ar em seu formato original.

– Precursor do Instagram
Para testar o upload de uma imagem no seu site, Berners-Lee escolheu uma montagem fotográfica da banda de suas colegas de trabalho. Les Horribles Cernettes (nome que faz alusão à sigla LHC, como é chamada outra invenção científica da agência europeia, o Grande Colisor de Hádrons) era um grupo feminino de rock. Encerrou as atividades em 2012.

– O triunfo do Internet Explorer
No início dos anos 90, era comum pagar pelo uso do navegador na web. Quem dominava 90% do mercado era o Netscape, da empresa de mesmo nome. Mas, em 1995, a Microsoft incluiu um navegador gratuito no sistema operacional Windows. Era o fim do Netscape, que em 2002 daria origem ao Mozilla Firefox.

– O pai do Google
Em 1994, a empresa Overture Services Inc. lançou um buscador chamado AltaVista. O site auxiliava usuários a achar informações que desejavam localizar na web de Berners-Lee. Rapidamente, contudo, o AltaVista perdeu espaço para um novo e imbatível buscador — ele mesmo, o Google. Em 2003, o Yahoo comprou o AltaVista, mas anunciaria seu fim dez anos depois.

Publicado em VEJA de 20 de março de 2019, edição nº 2626