Zé Dirceu passa bem após cirurgia e tem previsão de alta da UTI, diz filho
Ex-ministro passou por procedimento para drenar acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio na quinta 23
O ex-ministro José Dirceu passa bem após cirurgia para drenagem de um hematoma no crânio, afirmou nesta sexta-feira, 24, o filho do petista, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR). Segundo o parlamentar, já há previsão de alta da UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, onde ele está internado.
“Notícias do meu pai: Hoje ele já mandou um áudio, recuperação evoluindo bem, amanhã já deve sair da UTI, médicos avaliam que a cirurgia foi muito bem-sucedida. Logo mais publico o áudio aqui”, divulgou o líder do PT na Câmara.
Segundo o hospital, Zé Dirceu foi admitido na quinta-feira 23, com quadro de hematoma subdural, condição que se dá quando há acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O ex-ministro foi submetido a um procedimento neurocirúrgico para drenagem, afirmou o DF Star. De acordo com o deputado Zeca Dirceu, os médicos já tinham o diagnóstico do pai dele havia “algumas semanas” e que a cirurgia tinha sido “um sucesso”.
Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu foi um dos principais articuladores do PT e ainda mantém grande influência dentro do partido. Foi preso em 2013, após ser condenado no escândalo do mensalão, e em 2015, após condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava-Jato. Deixou a prisão em 2019, na esteira de entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prisão depois de condenação em segunda instância – na época, a Corte decidiu pela ilegalidade da execução de penas antes que todos os recursos em um processo fossem analisados pela Justiça.