Vídeo flagra Polícia Legislativa da Câmara avançando contra jornalistas
Nas imagens, é possível ver o momento em que policiais legislativos tentam abrir espaço à força em meio a dezenas de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas
Um vídeo gravado quando a Polícia Legislativa da Câmara carregava o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) para fora do plenário da Casa flagrou os agentes da força de segurança interna avançando contra jornalistas que faziam o trabalho de cobertura e reportagem do episódio, à revelia de protestos contra condutas agressivas.
Nas imagens, é possível ver o momento em que um policial legislativo dá a ordem para os demais agentes abrirem espaço em meio a dezenas de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que estavam no Salão Verde da Câmara.
O próprio autor da ordem parte para cima do grupo, berrando “recuar!”, e ignora inúmeros gritos de protesto de jornalistas, inclusive mulheres, pedindo que os policiais parassem com a conduta agressiva.
Na confusão que a ordem desse policial legislativo instaurou, jornalistas foram empurrados e ao menos uma repórter teve o cabelo puxado.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) divulgaram nota repudiando “veementemente o episódio de violência contra profissionais da imprensa na Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (9), e o desligamento do sinal da TV Câmara, que transmitia ao vivo os acontecimentos no Plenário da Casa”
“Diversos relatos dão conta de profissionais agredidos por policiais legislativos”, dizem as entidades. “Por orientação do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e assessores de imprensa foram retirados pela Polícia Legislativa do Plenário da Câmara, e impedidos de realizar seus trabalhos.”
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
O duro recado do autor de PEC que limita mandatos no STF
O pedido de Trump a Lula sobre Maduro, e o ponto ‘altamente improvável’ na versão oficial da conversa







