Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vélez justifica exoneração do presidente do Inep: ‘Puxou o tapete’

Em audiência na Câmara, ministro disse que Marcus Vinicius Rodrigues mudou um acordo sem consultá-lo – o adiamento da avaliação da alfabetização

Por Da redação
Atualizado em 27 mar 2019, 14h45 - Publicado em 27 mar 2019, 13h13

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, justificou nesta quarta-feira, 27, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, a exoneração do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues.

“Ele puxou o tapete. Mudou um acordo e não me consultou. Ele se alicerçou em pareceres técnicos que não foram debatidos”, afirmou. Marcos Vinicius foi o responsável por assinar a portaria do MEC que adiava por dois anos a avaliação da alfabetização de crianças. O ministério recuou no dia seguinte.

Vélez rebateu a afirmação do agora ex-presidente do Inep de que reuniões não eram realizadas. “Isso não é verdade. Reuniões estão sendo feitas para alinhavar as políticas.”

O ministro afirmou que as inúmeras trocas no ministério – já foram quinze exonerações – têm sido pautadas por “critérios administrativos” e não atrapalham o funcionamento do MEC. “As linhas mestras continuam. A Secretaria de Educação Básica, a Seres, já tem um enorme cabedal de trabalho”, disse. “A máquina administrativa está funcionando.”

Olavo

Questionado por deputados sobre sua ligação com o escritor Olavo de Carvalho, ele afirmou: “Valorizo as ideias de formação humanística a partir da leitura de obras literárias. As análises políticas, as brigas são outros quinhentos, não tomo conhecimento disso. Só me interessa resgatar a tradição humanística que não é uma proposta nova”.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.