PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

VEJA promove debate com candidatos a prefeito do Rio de Janeiro

Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL), Marcelo Queiroz (PP) e Rodrigo Amorim (União) participam do embate

Por Lucas Mathias Atualizado em 12 set 2024, 13h14 - Publicado em 12 set 2024, 06h00

Candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro participam nesta quinta-feira, 12, a partir das 11h, do debate VEJA E VOTE 2024, promovido por VEJA em parceria com a ESPM e apoio do instituto Paraná Pesquisas e do escritório Bonini Guedes Advocacia.

Foram convidados para o encontro os cinco primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto: o atual mandatário, Eduardo Paes (PSD), os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) e o deputado estadual  Rodrigo Amorim (União). 

Paes, no entanto, decidiu não participar, e alegou incompatibilidade em sua agenda eleitoral. Ele está em posição confortável nos levantamentos – o prefeito lidera em todos eles -, com possibilidade de vitória no primeiro turno. Nos bastidores, há a avaliação também de que, caso decidisse participar do encontro, seria o principal alvo para o ataque dos adversários.

Quaest: Ramagem se recupera, mas segue distante de Paes, que tem 64%

Para Ramagem, o debate “será uma oportunidade de o eleitor carioca conhecer nossas propostas para um Rio melhor”. “É um momento oportuno para consolidar votos e para além de apresentar projetos, mostrar a viabilidade de cada um. Por isso, é importante que a população não deixe de assistir, pois é um espaço democrático para confronto de ideias”, disse o candidato do PL, que revelou seus focos: “Não vou me furtar de abordar os temas que são de mais importância para a cidade, como segurança pública, saúde, educação e mobilidade urbana. Estou pronto para o debate e espero que seja o mais propositivo possível”, concluiu. 

Tarcísio, por sua vez, alfinetou seus adversários e projetou como uma “excelente oportunidade de mostrar pros cariocas que a saída pros problemas da cidade não está nem na turma da ganância e da panelinha, nem na turma da truculência e do ódio”. “A saída é pela esquerda”, diz. 

A VEJA, Amorim ressaltou a importância de um debate “sério e isento” e lamentou a ausência de Paes. “A iniciativa é extraordinária e merece os nossos parabéns. Espero conseguir, acima de tudo, deixar claro para a população do Rio que a cidade pode e deve ser muito melhor. E espero que o prefeito esteja lá para debater, sua ausência será inaceitável”, pontuou. 

Continua após a publicidade

Queiroz preferiu deixar clara sua posição no pleito. “O carioca está cansado de ficar na disputa de lados, entre os extremos, direita e esquerda. Vou administrar com distanciamento da polarização. Não sou lado A nem B”, afirma, antes de demarcar suas propostas prioritárias. “Levo para este debate um compromisso de investir e assumir um papel determinante, junto com o Estado e o Governo Federal, na política de Segurança pública. Outro compromisso é devolver ao servidor o seu valor, começando pela recomposição salarial, devolvendo o poder de compra e o orgulho desses profissionais”, completa. 

O debate terá cinco blocos: dois para perguntas entre os candidatos, dois para questionamentos feitos por jornalistas de VEJA e estudantes da ESPM e um para considerações finais (veja detalhamento abaixo). A mediação será do jornalista e editor de VEJA Ricardo Ferraz. O tempo previsto de duração é de uma hora e 20 minutos.

O evento acontecerá nas instalações da ESPM no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, e poderá ser acompanhado pelo canal de VEJA no YouTube, pelo site de VEJA (www.veja.com.br) e pela plataforma VEJA+, lançada em julho deste ano.

Como será o formato?

O debate será dividido em cinco blocos:

Continua após a publicidade

Primeiro Bloco: Candidatos perguntam para candidatos

– Os candidatos farão perguntas uns aos outros, com o primeiro questionador sendo definido por sorteio.

– Quem respondeu faz na sequência a próxima pergunta. Cada candidato só poderá perguntar e responder uma vez.

– Tempo: 30 segundos para perguntas, 1 minuto e 30 segundos para respostas, 30 segundos para réplica e 30 segundos para tréplica.

Continua após a publicidade

Segundo Bloco: Perguntas dos jornalistas de VEJA

– Jornalistas farão questionamentos sobre temas livres.

– A escolha de quem vai responder e de quem vai comentar será do questionador — com exceção de uma pergunta de estudantes da ESPM, que será feita pelo mediador do debate. Cada participante poderá responder e comentar uma única vez.

– Tempo: 30 segundos para perguntas, 1 minuto e 30 segundos para respostas, 1 minuto para comentários e 1 minuto para tréplica.

Continua após a publicidade

Terceiro Bloco: Candidatos perguntam para candidatos

– Seguirá o mesmo formato do primeiro bloco.

Quarto Bloco: Perguntas dos jornalistas de VEJA

– Seguirá o mesmo formato do segundo bloco.

Continua após a publicidade

Quinto Bloco: Considerações finais

– Cada candidato terá 2 minutos para apresentar comentários sobre o debate e a sua candidatura.

Outros debates

O debate com os candidatos no Rio de Janeiro será o quinto da série VEJA E VOTE. O primeiro, em 19 de agosto, envolveu concorrentes à prefeitura de São Paulo. O segundo, no dia 26 do mesmo mês, reuniu os postulantes ao comando de Guarulhos, a segunda maior cidade do estado. Em seguida, foi a vez da cidade de Santos, no dia 2 de setembro. 

A maratona se encerra na próxima segunda-feira, 16, com os candidatos a prefeito de Campinas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.