Veja a íntegra do pronunciamento de Lula após a condenação
Ex-presidente critica Moro pela sentença de nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e diz que será candidato em 2018
Um dia depois de ser condenado a nove anos e seis meses de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento na sede nacional do PT, em São Paulo no qual atacou a decisão do juiz Sergio Moro, que o considerou culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e voltou a afirmar que é inocente. Estavam presentes líderes do partido e representantes de legendas aliadas, PCdoB e PDT, além dos advogados de Lula.
Lula também reafirmou que será candidato à Presidência da República em 2018. “Se alguém pensa que, com essa sentença, me tirou do jogo, podem saber que eu estou no jogo. Até agora, eu não tinha reivindicado, mas agora eu reivindico do meu partido o direito de ser candidato a presidente”.
O ex-presidente encerrou o discurso com uma palavra de ordem, afirmando que “só quem pode decretar meu fim é o povo brasileiro”. Lula anunciou que um grupo de juristas vai rebater as decisões. “É uma peça que precisa de estudo profundo de como não fazer uma peça condenatória”, afirmou.