Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sergio Moro: um candidato em construção

O ministro da Justiça jura que não disputará as próximas eleições, mas é inegável que ele está cada vez mais parecido com um político

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 19h34 - Publicado em 29 nov 2019, 06h00

A imagem do ministro mais popular do governo Bolsonaro era motivo especial de preocupação na terça-feira 26. Sergio Moro, o chefe da pasta da Justiça e da Segurança Pública, aguardava pacientemente o fim de uma entrevista sobre a tramitação no Congresso de um dos pilares da Operação Lava-Jato: a prisão de condenados após o julgamento em segunda instância. Ao lado de deputados e senadores, o ex-juiz disputava em silêncio um espaço sob um toldo improvisado. Parte de sua silhueta estava ao sol. A outra metade do rosto, sob a sombra de uma lona. Era uma imagem a ser evitada, que poderia passar a ideia de duas caras. Poderia deixá-lo com um ar sombrio. Poderia sugerir uma posição de inferioridade diante do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, posicionado no centro do quadro e completamente abrigado do calor. Discretamente, Moro, depois de ser aconselhado por uma assessora, moveu-se para a direita, de modo que cinegrafistas e fotógrafos não pudessem explorar a dualidade da cena. Foi mais um pequeno tento na construção diária de sua nova persona.

O ministro garante que não é candidato nas próximas eleições e diz que jamais disputaria a preferência do eleitorado com o presidente Jair Bolsonaro, mas é inegável que está cada vez mais parecido com um político — em todos os sentidos. Desde agosto, Moro tem uma espécie de consultoria informal de imagem. Abandonou as camisas escuras que foram sua marca enquanto juiz da Lava-Jato, deixou de lado o palavreado empolado, recheado de “excelências” e “escusas”, e começou a bater ponto em reuniões com políticos e bancadas partidárias. Nos últimos dois meses, quase quarenta parlamentares foram recebidos no ministério e cinco governadores capitalizaram dividendos eleitorais com a presença do ministro em eventos externos. Moro também fez questão de prestigiar almoços e jantares com as bancadas de PSDB, PSD, PSL, Novo e Cidadania. Além disso, aproximou-se de caciques do Podemos, que sonham com ele na sucessão presidencial. “Moro está cada vez mais habilidoso e cada vez mais longe do papel de juiz”, disse a VEJA um parlamentar que participou de um desses encontros. O caso da prisão após condenação em segunda instância ilustra bem a metamorfose em curso.

CAMPANHA? – Sergio Moro: viagens pelo Brasil, agenda aberta para os políticos, assessoria de imagem e cada vez mais à vontade e descontraído nos eventos públicos (Juan Diaz; Cristiano Mariz/.)

Em vez de defender com argumentos jurídicos o chamado cumprimento antecipado da pena, como fazia antigamente, Moro passou a enfatizar a popularidade da proposta entre grupos de eleitores e o impacto positivo que ela traria, caso aprovada, para os congressistas. “Popularidade e eleitores são palavras-chave para qualquer político”, lembra um parlamentar. O ministro também ganha terreno dentro do governo. Um dos assessores mais próximos a Bolsonaro, Jorge Oliveira, da Secretaria-­Geral da Presidência, solicitou recentemente uma audiência com Moro. A pauta? “Quero conversar com ele não como ministro, mas como fã”, justificou Oliveira ao pedir reserva sobre a reunião. Empresários de alto calibre avessos à gestão Bolsonaro também foram visitados pelo ministro, nem sempre em agendas públicas. Moro esteve com a família Marinho, dona do Grupo Globo, num encontro nunca divulgado. Também foi o convidado principal de um jantar na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em meio a afagos do patronato, ouviu do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sydney Sanches que não deveria desperdiçar o capital político conquistado como juiz da Lava-Jato.

BEM NA FOTO – Alcolumbre e Moro: assessores orientam o ministro a não aparecer em posição de inferioridade (Cristiano Mariz/.)

A recente imersão entre setores do PIB tem estratégia e método. O objetivo é minar a resistência ao ministro de certos setores do empresariado, que temem vê-lo em voos mais altos. O mesmo motivo o aproximou da classe política, que sempre olhou de lado para ele. Moro sabe que, apesar dos discursos, há forte resistência no Congresso, repleto de políticos enrolados com a Justiça, à prisão após condenação em segunda instância. Por isso ele resistiu a participar da reunião convocada sob o pretexto de definir uma estratégia destinada a garantir a aprovação da medida. Moro temia ser marionete num jogo de cena. Re­cea­va que seu prestígio fosse usado pelos parlamentares para passar à opinião pública a ideia de que estariam comprometidos com essa bandeira. Após refugar e receber conselhos de senadores, ele finalmente aceitou participar da reunião, depois da qual apareceu ao lado de Alcolumbre. Comprovando as suspeitas do ministro, os congressistas deixaram a votação da proposta para o ano que vem. Ou seja: Moro viu uma de suas principais bandeiras engavetada, pelo menos temporariamente — mas, como se diz, isso é do jogo. Para assessores do ministro, reveses pontuais não são necessariamente uma derrota, já que vitaminariam o discurso de que Moro precisa de um cargo com mais poderes para pôr o país nos trilhos. Diz um de seus auxiliares: “Se tudo der errado, ele vai virar vítima do sistema e poderá alegar que a única forma de enfrentar esse sistema é ser o presidente”. Em público, Moro rechaça frontalmente a possibilidade de concorrer contra Bolsonaro. Hoje, a opção que mais agrada ao ministro é ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que para uma breve temporada. São notórias as restrições de alguns ministros do STF a Moro. Ciente disso, ele começou a enviar emissários para edificar pontes com o tribunal. Esse estreitar de laços está em estágio bem mais avançado com a classe política. Diz um assessor próximo a Moro: “A aproximação é intuitiva e estratégica. Ele está pensando a longo prazo. Se for candidato a presidente ou a ministro do STF, vai precisar dessas pessoas. E agora já está dando a atenção devida a elas. Antes, via a classe política com certo desprezo. Hoje, sabe como é importante construir pontes”.

NO TWITTER – Moro vai para o embate com Lula: “Não respondo a criminosos” (./.)

Disciplinado, Moro não tem dedicado atenção apenas às autoridades de Brasília. Tornaram-se frequentes as romarias de prefeitos a seu gabinete. Nos primeiros dias na capital do país, o ministro tinha dificuldade de alegar que não havia dinheiro para todas as demandas dos municípios na área de segurança. Agora, fala com mais naturalidade sobre o tema e, ato contínuo, posa para fotos. Em suas viagens oficiais, apesar da agenda ligada à segurança pública, o ministro tem entoado discursos mais palatáveis e dedicado longos minutos a fotos. No último dia 18, em Rio Branco, no Acre, socorreu uma senhora de 70 anos que, a postos para uma selfie com ele, passou mal e ameaçou desmaiar. Na mesma cidade, abraçou uma adolescente excepcional que, aos prantos, furou o esquema de segurança para conhecê-­lo e atendeu, um a um, os vereadores que se aglomeravam com pedidos. “Acho que ele está sendo contaminado por essa bactéria da política”, diz o senador Sérgio Petecão, que o acompanhou na viagem ao Acre.

“Esse é um caso que tem de ser investigado com neutralidade, dedicação e sem politização. Essa questão do envolvimento do nome do presidente, para mim, é um total disparate. Uma coisa que não faz o menor sentido.”

O ministro Sergio Moro, sobre a citação a Bolsonaro no inquérito que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco
Continua após a publicidade

 

O ministro também tenta aparar as arestas com o presidente da República. Bolsonaro quer tê-lo como vice em sua chapa à reeleição. Para Moro, o importante agora é manter-se no jogo, porque ele pode ser uma alternativa do próprio Bolsonaro caso a reeleição corra riscos. No início do governo, o ex-juiz resistia a sair em defesa do presidente e da primeira-família da República. Também evitava disparar contra o ex-presidente Lula. Seu silêncio no episódio que envolve o ex-assessor Fabrício Queiroz, por exemplo, quase lhe custou o cargo há alguns meses, já que Bolsonaro esperava dele um gesto público de solidariedade. Os ventos mudaram. Recentemente, Moro defendeu enfaticamente o chefe ao rejeitar a possibilidade de os Bolsonaro serem considerados suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco. “Esse é um caso que tem de ser investigado com neutralidade, dedicação e sem politização. Essa questão do envolvimento do nome do presidente é um total disparate. Uma coisa que não faz o menor sentido”, disse o ministro.

Sobre Lula, que o chamou de “canalha” assim que deixou a cadeia em Curitiba, saiu-se com ironia: “Aos que me pedem respostas a ofensas, esclareço: não respondo a criminosos, presos ou soltos. Algumas pessoas só merecem ser ignoradas”. Dias antes de assumir a pasta da Justiça, Moro agradeceu os cumprimentos de um aliado com uma mensagem enigmática: “Este é um voo de duas escalas”. A primeira é o ministério. A segunda, especula-se desde sempre, pode ser o Supremo. Mas, diante de tamanha dedicação de Moro à política, o Planalto passou a despontar no horizonte como um possível destino final.

Com reportagem de Nonato Viegas

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 4 de dezembro de 2019, edição nº 2663

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.