Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sergio Moro quer ser a alternativa entre os extremos em 2022

Pensando na eleição, o ex-ministro faz acenos ao mercado financeiro, revelando sua faceta liberal

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 nov 2020, 09h11 - Publicado em 13 nov 2020, 06h00

Passava um pouco do meio-dia da última terça-feira, 10, quando Sergio Moro, dirigindo o próprio carro, estacionou em frente a um restaurante italiano, no centro de Curitiba. De máscara e sem o aparato de seguranças, assessores e viaturas que o acompanhavam desde os tempos da Operação Lava-Jato, ele praticamente não foi notado na chegada — uma cena rara diante da dimensão e da notoriedade alcançada após anos à frente de uma das maiores investigações de combate à corrupção do planeta. Desde que se demitiu do governo Bolsonaro, em abril, o ex-ministro da Justiça cumpriu a quarentena obrigatória. Nesse período, se dedicou a definir os rumos da nova carreira profissional. Moro obteve licença para exercer a advocacia, captou uma carteira de potenciais clientes na área de compliance e pretende intercalar essa atividade com aulas e palestras. Essa é a versão resumida que o ex-ministro repete a quem lhe pergunta sobre seus planos futuros. A versão ampliada é bem mais complexa e ambiciosa: envolve planos e estratégias imediatas para transformá-lo em um político com perfil e condições de disputar as próximas eleições presidenciais.

Sergio Moro entrou em processo de metamorfose desde o instante em que deixou o governo. Aconselhado por amigos, nos últimos meses, o ex-ministro, tímido e discreto, se reuniu com políticos, empresários, banqueiros e investidores. Nesses encontros, fez questão de demarcar as diferenças de posição que existem entre ele e o presidente Bolsonaro. Atento às tendências, Moro tem se colocado como alguém postado ideologicamente no espectro da chamada centro-direita. No terreno econômico, se diz um liberal, defende a privatização de empresas estatais e reformas profundas do Estado, especialmente no campo tributário e administrativo — uma pregação do bolsonarismo durante a campanha que alguns setores hoje veem como compromissos difíceis de ser implementados diante dos novos arranjos políticos do governo. Pouco conhecido, o discurso do ex-ministro já diluiu muitas resistências que havia contra ele, principalmente no setor produtivo.

BASTIDORES - Luciano Huck e Rodrigo Maia: articulações para construir uma candidatura de centro – (Mathilde Missioneiro/.)

O aceno de Moro ao mercado financeiro tem método e objetivo. Não por acaso, a cartilha econômica dele é fortemente atrelada ao que defende o ministro da Economia, Paulo Guedes, um dos poucos integrantes do governo Bolsonaro considerado amigo do ex-juiz em sua passagem por Brasília. Após importantes empresas terem sido enredadas no esquema de corrupção instalado na Petrobras, boa parte do empresariado tinha passado a ver com fortes desconfianças a eventual ascensão política do ex-ministro da Justiça. De inimigo, Sergio Moro passou a receber afagos do patronato e hoje acumula convites para falar a analistas da bolsa e fundos de investimento. O motivo: o capital político dele não se esvaiu após ter deixado o governo. “Levantamentos mostram uma competitividade eleitoral do ex-ministro Sergio Moro. Estamos muito longe da eleição de 2022, mas há um interesse em se tentar compreender o que seria um eventual governo Moro”, disse a VEJA o analista político da XP Investimentos Victor Scalet, que já participou de uma reunião com o ex-ministro voltada essencialmente a temas econômicos.

Ao tornar público o que pensa sobre assuntos que interessam ao mercado como a reforma tributária e o enxugamento da máquina pública, e defender um “Estado verdadeiramente reformista”, o ex-juiz da Lava-Jato também tenta se afastar da imagem de “justiceiro implacável” e, estrategicamente, se posicionar como alguém que pensa e defende ideias e posições que ficam bem distantes dos extremos. Em suas conversas com empresários e investidores, Moro defende “recuperar o espírito de reformas” e é cauteloso ao comentar a necessidade de um imposto sobre operações digitais nos moldes da extinta CPMF. Sobre o espinhoso tema das privatizações, é a favor de que o Estado mantenha o controle das áreas estratégicas da educação, saúde e segurança pública. Para bom entendedor, a falta de menção explícita aos maiores bancos públicos foi um sinal. “Uma vez identificado no ex-ministro Moro alguém que pode continuar avançando no combate à corrupção e não sendo vinculado às orientações mais à esquerda, isso abre espaço para que esse candidato com apelo popular possa conduzir uma política do ponto de vista econômico mais palatável”, avalia o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.

Continua após a publicidade
SUPREMO - Mendes: relatoria do processo que julgará Moro – (Antonio Cruz/Agência Brasil)

No campo ideológico, o ex-ministro da Justiça tenta marcar posição como um egresso do bolsonarismo avesso aos extremos. Recentemente, o ex-juiz deu um importante sinal de maleabilidade política ao afirmar em conversas reservadas que a eventual campanha de um candidato antipolarização não precisa necessariamente ter a bandeira do combate à corrupção como a principal pauta de 2022. Moro, com isso, não abandonou a defesa da agenda anticorrupção, mas avalia que outras necessidades pós-­pandemia, como a geração de empregos e a retomada do crescimento econômico, tendem a ser mais proeminentes para o eleitor na próxima disputa presidencial. O aceno atraiu a atenção de candidatos que trabalham para tentar construir uma opção política mais ao centro, uma terceira via para fazer frente a uma provável reedição da polarização entre esquerda e direita. Tanto que o ex-ministro foi procurado pelo apresentador Luciano Huck e pelo governador João Doria, ambos presidenciáveis, para conversas reservadas, conforme revelaram na semana passada reportagens do jornal Folha de S.Paulo. Procurado, o ex-ministro não dá detalhes sobre esses encontros. Diz apenas que são conversas entre pessoas que estão preocupadas com o Brasil e em evitar, em 2022, a volta dos discursos de ódio.

O potencial eleitoral de Moro é incontestável, assim como suas dificuldades. Um pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, divulgada por VEJA em julho, dois meses depois de ele ter deixado o governo, mostrou o ex-juiz na segunda colocação em intenções de voto para a Presidência da República, atrás de Jair Bolsonaro, que deve disputar a reeleição, mas à frente de nomes com mais experiência administrativa e eleitoral, como Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), e o governador João Doria (PSDB). Levantamentos de outros institutos também confirmam a popularidade de Moro. Por isso, há tempos ele é visto no meio político como um provável candidato em 2022. Um nome capaz de quebrar a polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula a partir de uma agenda liberal na economia e de combate à corrupção e ao crime organizado. Numa eventual campanha, Moro poderia se apresentar como o magistrado que mandou para a cadeia políticos e empresários poderosos e, ao mesmo tempo, como o ministro que deixou o governo acusando Bolsonaro de interferir nas investigações da Polícia Federal.

IMPUNIDADE – Lula: o ex-presidente quer que sentença contra ele seja anulada – (Victor Moriyama/Getty Images)

A principal dificuldade no horizonte mais próximo de Moro é encontrar uma legenda que lhe dê abrigo e, principalmente, que construa uma chapa competitiva na sucessão presidencial. Atualmente no comando do Congresso, o DEM trabalha prioritariamente pela candidatura do apresentador e empresário Luciano Huck. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, é o principal articulador. O PSDB está fechado, por enquanto, com Doria. O MDB, cujos caciques foram atingidos em cheio pela Lava-Jato, negociam com tucanos e democratas. No campo do centro, restam poucas opções. Uma delas é o Podemos, partido que empunha a bandeira da Lava-Jato, mas desempenha um papel lateral no cenário político. Já as siglas do chamado Centrão tendem, como de costume, a fechar com quem tiver mais chances de vitória. Hoje, estão com Jair Bolsonaro. Além disso, é impossível que o Centrão rume com Moro, já que os expoentes do grupo formam uma parte importante da clientela da Lava-Jato. A maioria dos políticos tradicionais acusa Moro de, enquanto juiz, criminalizar a política. Agora, estão preparados para a desforra, fechando-lhe as portas para uma candidatura. Quem ainda considera possível uma aliança com Moro aposta nele, na melhor das hipóteses, como um nome para compor a chapa como vice. Esse era o plano de Bolsonaro quando os dois ainda estavam juntos no governo. Essa ainda é uma possibilidade aventada, entre outros, por Doria e Huck.

Para além das articulações políticas, a construção do perfil político e do discurso de Sergio Moro será costurada também no Supremo Tribunal Federal (STF), corte onde o ex-juiz tem desafetos declarados, e que deverá julgar no início do próximo ano a atuação dele nos processos que envolvem o ex-presidente Lula na Lava-Jato. Atendendo a um recurso da defesa, a Corte vai analisar se Moro agiu com independência ao condenar o petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Caso Sergio Moro seja considerado suspeito, as penas impostas a Lula poderão ser anuladas e o ex-presidente, em tese, até reabilitado politicamente, inclusive com a possibilidade de disputar as eleições presidenciais. Seria um imenso revés na história da Operação Lava-Jato, mas não necessariamente devastador para as aspirações políticas do ex-juiz. Pelo contrário. “O Brasil reúne dois traços que se retroalimentam: o pragmatismo e o punitivismo. Por isso, se Moro for declarado suspeito, ficará a imagem do herói que prendeu e o Estado soltou, na linha da crença em super-heróis. Coisa que não é real, mas que dá uma sensação de que tudo pode ser resolvido de forma prática, rápida”, diz a cientista política Clarisse Gurgel, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A transformação do juiz num político, como se vê, ainda tem um longo e imprevisível caminho a ser trilhado nos próximos dois anos. Mas dificilmente deixará de acontecer.

Publicado em VEJA de 18 de novembro de 2020, edição nº 2713

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.