Senador denuncia ‘jabuti’ na LDO que aumenta número de deputados
Com votação marcada para esta quinta-feira, projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 incluiria dispositivo que altera número de deputados federais
Senador pelo PSDB do Paraná, Oriovisto Guimarães questionou, durante sessão plenária do Senado nesta quarta-feira, um “jabuti” incluído no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 que autoriza o aumento do número de deputados federais.
No jargão legislativo, “jabuti” é quando parlamentares inserirem em uma proposta legislativa um tema sem relação com o texto original.
“Incluíram um ‘jabuti’ nisso. Se nós aprovarmos essa LDO amanhã, nós estaremos autorizando o aumento do número de deputados, que passaria de 513 para 531. Esse assunto já foi discutido e o Supremo já deu parecer contrário. Agora, estão fazendo esta alteração em um assunto que não tem nada a ver”, disse.
Na sequência, Oriovisto alertou para a votação da LDO no Congresso, que está marcada justamente para a manhã desta quinta-feira, às 10h.
“Numa semana de sessão virtual, sem ninguém ter discutido o assunto, está passando um ‘jabuti’ do tamanho do mundo. Não é possível, nós temos que tomar alguma atitude, e eu acho que ninguém está sabendo disso. E amanhã nós vamos votar, e está lá no meio esse ‘jabuti’… Você sabe como são essas sessões remotas do Congresso Nacional para aprovar alteração da LDO. É uma barbaridade”, declarou.
No comando da sessão devido à ausência de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o senador Izalci Lucas (PL-DF) respondeu a Oriovisto que, como o dispositivo já foi vetado anteriormente, o artigo será revisado durante a votação da LDO nesta quinta.





