Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

PT definirá vice de Lula um dia antes de registrar candidatura, diz Gleisi

Condenado e preso, ex-presidente será oficializado pelo partido no TSE na data limite, dia 15 de agosto. Ele está enquadrado na Ficha Limpa

Por Estadão Conteúdo 2 ago 2018, 21h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gleisi
    A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR) (Cristiano Mariz/VEJA)

    A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quinta-feira, 2, que o partido vai escolher um candidato a vice para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2018 apenas na véspera do registro da candidatura do petista, previsto para o dia 15 de agosto, data limite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Publicidade

    No sábado, 4, o PT realiza sua convenção nacional para oficializar o nome de Lula, condenado em segunda instância na Lava Jato e preso, como candidato. Diante do fim do prazo para a escolha da chapa, no dia 5, Gleisi disse que o partido vai delegar à Executiva Nacional da legenda a escolha do vice até o dia 14, um dia antes do registro.

    Publicidade

    “Vamos remeter a decisão, por exemplo, do vice do presidente Lula, para a Executiva definir e (isso) deve ser feito na véspera da inscrição da candidatura”, afirmou a presidente do partido, em Curitiba, após o ex-presidente receber a visita dos músicos Chico Buarque e Martinho da Vila na sede da Polícia Federal, onde está preso.

    A dirigente citou que o PT vai continuar buscando uma aliança com PCdoB e PDT, partidos que lançaram as candidaturas de Manuela D’Ávila e de Ciro Gomes, respectivamente. Gleisi citou que os comunistas deixaram aberta a possibilidade de uma aliança ao oficializar a candidatura da deputada estadual gaúcha.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já o convite para Ciro ser vice de Lula foi feito por Gleisi ao presidente do PDT, Carlos Lupi. “Nós vamos convidá-lo formalmente para ser vice, com o Lula candidato”, diz o deputado federal Paulo Teixeira.

    Sentenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de segunda instância, a 12 anos e 1 mês de prisão, o ex-presidente deve ter o registro indeferido pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Nesta quarta-feira, foi divulgada uma decisão em que o presidente da corte eleitoral, ministro Luiz Fux, diz ver “inelegibilidade chapada”, isto é, clara, no caso de Lula. Mesmo assim, o petista poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em busca de uma liminar que o garanta na disputa.

    Publicidade

    Pernambuco

    Diante do acordo com o PSB que fez o partido ficar neutro na eleição presidencial, Gleisi Hoffmann disse que vai conversar com o diretório do PT em Pernambuco para amenizar o desgaste com a retirada da candidatura da vereadora de Recife Marília Arraes para o governo do estado.

    Gleisi comentou que é “ruim” para o partido abrir mão da candidatura própria em Pernambuco, mas que o acordo foi necessário para resgatar um processo de união da esquerda na eleição presidencial. Na prática, com a neutralidade dos pessebistas, o PT conseguiu evitar que o PSB fechasse um acordo para apoiar a candidatura de Ciro Gomes.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.