PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Presidente da Alerj assume União-RJ e mostra força com caciques políticos

Rodrigo Bacellar assinou filiação à legenda com representantes nacionais, da esquerda à direita

Por Lucas Mathias Atualizado em 8 Maio 2024, 12h24 - Publicado em 14 mar 2024, 21h01

No rol de personagens importantes do poder fluminense, o presidente da Assembleia do Rio, Rodrigo Bacellar, deu mostra de sua força política nesta quinta-feira, 14, em seu evento de filiação ao União Brasil. De saída do PL, o parlamentar chega à nova legenda já como presidente estadual. E no palanque da festa, conseguiu o feito de reunir toda a cúpula do novo partido, que vive turbulências em meio à troca do comando nacional, além dos principais nomes da política do estado, da direita à esquerda.

À frente da Alerj há pouco mais de um ano, Bacellar teve em cinco anos crescimento relâmpago: passou de deputado estadual eleito em 2019 para seu primeiro mandato a um dos responsáveis por dar as cartas no estado, além de braço direito do governador Cláudio Castro (PL), sobre quem exerce grande influência política. “Quer deixar qualquer um de nós bravo e criar briga, é falar mal do outro. Eu posso falar mal dele, ninguém mais. É uma verdadeira amizade porque um quer o bem do outro mais que o próprio bem”, disse Castro, ao discursar durante o evento.

A ascensão, nas palavras de Bacellar, é fruto da postura firme com que conduz a Casa Legislativa. “Olho pra trás e só vejo cacique nacional aqui nesse palco. Gente que só tem bagagem. Só posso acreditar que meu rápido crescimento foi por caráter e posicionamento”, pontua, ao destacar a presença em massa da classe política.

Mesmo depois de uma turbulenta troca de comando, que elegeu Antônio Rueda para o lugar de Luciano Bivar na presidência nacional do partido; e de duas casas da família Rueda serem incendiadas na última semana, o evento teve a presença do novo mandachuva, que destacou a importância do momento: “Hoje, esse partido reseta não só no Brasil, mas também no Rio de Janeiro”.

Além de Rueda, estiveram presentes o secretário-geral e vice-presidente nacional eleito, ACM Neto, além do líder do União na Câmara, Elmar Nascimento, candidato do partido à presidência da Câmara Federal. Ministros do governo Lula — Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), o governador Ronaldo Caiado e o senador Efraim Filho também estiveram presentes.

Continua após a publicidade

Disputa por apoio

Em busca de uma aliança com o União na disputa pelo comando da capital carioca, quatro dos pré-candidatos a prefeito também marcaram presença no evento. O atual mandatário, Eduardo Paes (PSD), além dos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), Marcelo Queiroz (PP) e Otoni de Paula (MDB). Pelo tamanho do partido e a influência de Bacellar, a legenda agora comandada por Antonio Rueda é vista hoje como o grande reforço de quem conseguir atraí-la. Dentre os nomes citados, nenhum definiu ainda formalmente quem será o vice de sua chapa no pleito municipal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.