Pedro Campos anuncia sucessor para liderar bancada do PSB na Câmara em 2026
Jonas Donizette destacou cenário 'ainda mais intenso' no Congresso no próximo ano
Atual líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) anunciou nesta quarta-feira que quem comandará a sigla na Casa em 2026 será Jonas Donizette (SP).
Donizette está em seu segundo mandato como deputado federal. O parlamentar foi eleito pela primeira vez em 2010, quando presidiu a então Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, e, posteriormente, exerceu dois mandatos como prefeito de Campinas (SP).
“Assumo esse novo desafio com o mesmo compromisso de dialogar, buscar consensos e fortalecer a posição do partido em temas fundamentais para o país”, declarou Jonas Donizette.
Retrospectiva
Durante o anúncio, Pedro Campos fez um balanço à frente da bancada em 2025 e destacou as articulações do partido por “conquistas importantes” na Câmara, como a aprovação da isenção do imposto de renda para quem ganha até 5.000 reais mensais, uma das principais bandeiras do governo Lula para 2026.
O PSB é um dos principais partidos da base do governo Lula. Há pouco tempo, o próprio João Campos, irmão de Pedro Campos e presidente nacional da sigla, se colocou como “soldado de Lula” na eleição de 2026.
Para Donizette, 2026 será ainda mais intenso, marcado por um cenário eleitoral e por pautas sensíveis que devem ganhar centralidade no Congresso, como a PEC da Segurança e o PL Antifacção.





