Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paulo Maluf é transferido para Complexo Penitenciário da Papuda

O parlamentar foi condenado por lavagem de dinheiro e desvio de verba pública e deve ficar em uma ala destinada a presos idosos, em presídio de Brasília

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi transferido na manhã desta sexta-feira (22) da Carceragem da Polícia Federal (PF), em São Paulo, para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, após determinação judicial. De acordo com o despacho, Maluf ficará em uma ala destinada a presos idosos. O deputado chegou a Brasília durante a tarde e foi levado para exames no Instituto Médico Legal (IML).

Na terça-feira, o ministro Edson Fachin confirmou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o deputado cumpra pena de sete anos, nove meses e dez dias em regime inicial fechado, por ter lavado dinheiro e desviado verbas de obras públicas durante os anos em que esteve à frente da prefeitura de São Paulo (1993-1996). Além disso, os magistrados decidiram também que Paulo Maluf deve perder seu mandato na Câmara dos Deputados.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na tarde desta quinta-feira a ação cautelar que pedia a suspensão da prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). A defesa de Maluf alegava que, por ainda existirem possibilidades de recurso, o ex-prefeito não deveria começar a cumprir a pena de sete anos e nove meses de prisão.

Como presidente do Supremo, compete a Cármen Lúcia decidir sobre recursos durante o período de recesso do Poder Judiciário. Em 2012, a ministra tomou decisão semelhante a de Edson Fachin, ao determinar que o então deputado Natan Donadon (PMDB-RO) começasse a cumprir sua pena e que os embargos que ele apresentara, semelhantes aos de Maluf, eram “protelatórios”.

O advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro, afirmou que a defesa do ex-prefeito recebeu a decisão de Cármen Lúcia com respeito, mas “profunda apreensão”. “A apreensão se deve ao estado de saúde do deputado. A defesa vai até onde pode ir, sempre com ética e usando o legítimo direito de esgotar todos os recursos em nome do cliente e da liberdade. O Pleno do Supremo dirá a última palavra.”

A outra movimentação da defesa, além de tentar a liberdade do deputado no STF, é buscar que ele cumpra prisão domiciliar humanitária, por causa da idade (86 anos) e do estado de saúde debilitado de Maluf.

Essa decisão, no entanto, compete à vara de execuções penais do Distrito Federal, para onde Paulo Maluf foi transferido. A juíza Leila Cury determinou que, tão logo o deputado chegue à Brasília, ele seja submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML). Com base nesse parecer, deve decidir se autoriza ou não Maluf a começar a cumprir a pena em casa.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 TRïLLêgALL 😮
    1ª) Vargem_Grande.$$ — pra Quem bate uma BoLLïNHA
    2ª) yPTATïBA — BLU&_LaBeL a Vontade & PeDaLLïNHOS pros_NëPTïNH@$
    ( 100,00pe$KäR )
    3ª&úLptÏma) Lö$_FUNANGü$ — PyTU & 51 + FRANg@.COM_faRöFAFA ( LeVaR! = RequentAD@ )
    😮 QUEM_PagA : PATO;MArreCCo;gaLLïNh@ — NO_burACO do TATU 😮

    Curtir

  2. Ataíde Jorge de Oliveira

    p$ : FU_BANGü$ ( 1_usque-8;9…)

    Curtir

  3. news da hora

    Cadeia nele ! Mesmo com muito atraso .

    Curtir

  4. news da hora

    O STF tem que melhorar sua imagem , e ajudar a prender estes políticos vigaristas . Lula , está na fila , não pode haver um atraso deste com a quadrilhas dos Petralhas .

    Curtir

  5. news da hora

    Afinal , Lula , Renan , Dirceu , Dilma e cias desviaram bilhões do povo Brasileiro .

    Curtir

  6. Alcides Faria

    O que é mais impressionante é saber que no Brasil, existem eleitores que votam em políticos como Maluf, Renan Calheiros, Romero Jucá, Collor, Lula, Tiririca

    Curtir

  7. Foi o melhor presente para o brasileiro, a prisão desse gatuno…

    Curtir

  8. Para A Rede Goebbels
    Não Quebrar Em 2018
    Terá Que Fazer De Cada
    Leão, Um Vegano Sem
    Escrúpulos E Inveterado…

    Curtir

  9. E o Lula???? Não vai preso? Que parcialidade é essa???…

    Curtir