Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

OAB faz vistoria e não encontra regalias em ‘presídio da Lava Jato’

Carta de detento denuncia políticos, executivos e lobistas que contam com vantagens no Complexo Médico-Penal, onde estão abrigados os presos da operação

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 26 jun 2018, 15h27 - Publicado em 26 jun 2018, 10h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) realizou uma vistoria no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, mas não verificou irregularidades no local, conhecido como “presídio da Lava Jato“, por abrigar presos da operação. A visita ocorreu um dia depois de vir à público uma carta escrita por um dos detentos, que denunciava supostas regalias de investigados pela Lava Jato – políticos, ex-executivos e lobistas – além do uso de “laranjas” em cursos e trabalhos para redução dos dias de pena.

    “Pelo menos atualmente, não verificamos nenhum tipo de irregularidade no local”, afirmou o presidente da comissão, o advogado Alexandre Salomão, ressaltando que houve troca de toda a direção da unidade. Além dele, outros dois integrantes da OAB estiveram no local.

    Salomão disse que a comissão já tinha visita no Complexo Médico-Penal marcada para esta segunda-feira, 25, a fim de averiguar a situação de seis mulheres grávidas na ala feminina, mas, diante das “graves denúncias de irregularidades”, decidiu “incluir na vistoria a averiguação desses fatos”.

    O suposto esquema de privilégios no local, que abriga presos da Lava Jato, é investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. Nenhum dos órgãos comenta as apurações em andamento.

    Em nota, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), que administra o Complexo Médico-Penal, afirmou que a denúncia foi apurada e arquivada por falta de indícios de irregularidades. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) informou que desconhece qualquer denúncia contra agentes penitenciários de favorecimento a presos da Lava Jato.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.