Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O mistério dos 80 milhões de reais da JBS

Advogado relata que um executivo da JBS tentou interferir, com cifras astronômicas, em decisões de um juiz de Brasília

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Thiago Bronzatto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2017, 08h00 - Publicado em 3 jun 2017, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CIFRAS MILIONÁRIAS - A trama foi discutida no hangar da empresa Global, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
    CIFRAS MILIONÁRIAS - A trama foi discutida no hangar da empresa Global, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Antonio Milena/VEJA)

    Em sua nova edição, VEJA revela uma trama misteriosa. No início deste ano, Joesley Batista, dono da JBS, maior processadora de carne do mundo, estava encurralado por quatros grandes investigações em Brasília. Temendo sentar no banco dos réus, resolveu escalar o seu braço-direito, o advogado Francisco de Assis e Silva, diretor da JBS, para arquivar os processos em curso contra o empresário. Para colocar o plano em prática, o defensor de Joesley se reuniu num hangar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com advogados Lucas e Marcos Rivas que têm uma relação próxima com o juiz responsável por processos contra a companhia.

    Publicidade

    A amigos, Lucas relatou que o executivo da JBS lhe ofereceu 80 milhões de reais para tentar influenciar nas decisões do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Francisco, porém, dá uma versão diferente do encontro. Segundo ele, Lucas, que costuma se referir ao magistrado como “tio Ney”, queria receber uma taxa de sucesso para defender Joesley, o que renderia cerca de 80 milhões de reais em honorários. Tanto um relato como o outro são igualmente graves – e não constam do acordo de delação da JBS. Procurado, o juiz Vallisney disse que não teve qualquer conhecimento de qualquer movimento para interferir em suas sentenças.

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.