Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O grupo dos oito

Quem são os auxiliares que conquistaram a confiança de Bolsonaro e devem acompanhá-lo na formação do futuro governo

Por Gabriel Castro, Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 out 2018, 07h00 - Publicado em 29 out 2018, 07h00

A mudança será radical. Com a chegada de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto, os cargos mais relevantes da República serão ocupados por rostos desconhecidos da maioria da população. Foi isso que o candidato prometeu, e é isso que boa parte dos eleitores pedia. Depois de mais de duas décadas sob o domínio de PSDB e PT, que se alternaram no comando do país, os principais gabinetes de Brasília abrigarão neófitos na política, integrantes do baixo clero e expoentes da caserna, com destaque para generais da reserva. Os novos protagonistas do poder fazem parte de um círculo restrito que começou a se formar quando a candidatura de Bolsonaro ainda era tratada como uma aventura. Esse grupo se consolidou pouco antes do início da campanha, traçou as estratégias, que se mostraram bem-sucedidas, conquistou a confiança do presidente eleito e, agora, vai influenciar as principais decisões do futuro governo.

Durante a corrida presidencial, ninguém acompanhou Bolsonaro mais de perto do que Gustavo Bebianno, presidente em exercício do PSL. Ele fez de tudo um pouco: foi assessor, advogado, porta-voz e até puxador de aplausos quando o entusiasmo pelo candidato ainda era pequeno. A aproximação dos dois não foi obra do acaso. Bebianno conheceu Bolsonaro há menos de dois anos — e só o conheceu porque foi persistente. Para chamar a atenção do deputado, que já havia anunciado publicamente a intenção de se candidatar a presidente, mandou mensagens em redes sociais e passou a participar de seus eventos públicos. Quando finalmente conseguiu se apresentar, ofereceu-se para defender Bolsonaro num processo movido pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi o pulo do gato para o advogado logo se tornar um conselheiro. O prestígio, porém, só seria alcançado um pouco mais à frente.

O círculo íntimo de Bolsonaro conta com um general, um economista, um advogado, um empresário, um senador e três deputados

No fim de 2017, Bolsonaro concluía as negociações com o Patriota, partido que havia escolhido para disputar a Presidência. A opção parecia perfeita. O Patriota não tinha um “dono”, havia elaborado um programa que acolhia todas as propostas do deputado e colocaria à disposição a estrutura que já estava organizada nas grandes cidades do país. Bebianno suspeitou que toda aquela boa vontade escondia um ardiloso plano do PT para sabotar a candidatura de Bolsonaro. O Patriota, segundo esse plano conspiratório, retiraria a legenda de Bolsonaro na hora H, deixando-o a ver navios. O assessor alertou o deputado sobre esse risco e redirecionou as negociações para o PSL. A teoria nunca foi comprovada, mas o advogado, a partir daí, conquistou a confiança do deputado — e passou a ser consultado sobre todo e qualquer assunto. Quando indagado sobre a insistência em conhecer Bolsonaro, Bebianno costuma dizer que viu nele um redentor da pátria, o único capaz de acabar com a corrupção no Brasil. Ele é cotado para o comando do Ministério da Justiça.

No grupo dos neófitos, outro destaque é Paulo Guedes, que comandará a Fazenda, ministério que na gestão Bolsonaro terá poderes aumentados. Entusiasta do liberalismo, Guedes foi apresentado ao deputado, até então um estatista militante, há menos de um ano. Deu-se uma comunhão de interesses. Um queria um candidato para defender suas ideias. O outro precisava de um nome para conquistar a simpatia do mercado. O economista, doutor pela Universidade de Chicago, chegou a dar aulas sobre rudimentos de economia ao então candidato, mas o projeto não foi longe. Guedes classificou Bolsonaro de “mau aluno”. O presidente eleito afirma que não dispunha de muito tempo e precisava correr atrás de votos.

Durante a campanha, a parceria entre o candidato e o economista não se desenrolou sem sobressaltos. Quando era questionado sobre algum tema econômico, Bolsonaro, admitindo sua ignorância na área, mandava o interlocutor perguntar a Guedes, o seu “posto Ipiranga”. Já quando Guedes enunciava uma proposta polêmica em nome da campanha, Bolsonaro logo o desautorizava. Eis uma das grandes dúvidas que rondam o novo governo: até quando eles trabalharão juntos diante de divergências postas e anunciadas?

Continua após a publicidade

Na área política, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-­RS) cacifou-se como a principal estrela da constelação bolsonarista. Coordenador do programa de governo e o nome com mais experiência na equipe, Lorenzoni aproximou-se de Bolsonaro em 2005, quando militaram juntos contra a proibição da venda de armas de fogo no referendo do desarmamento. Chamado de “gauchão” pelo presidente, o futuro ministro costurou nos últimos meses a formação de uma base aliada destinada a garantir a governabilidade. Assim como o chefe, Lorenzoni jura que o apoio no Congresso não será obtido por meio da cartilha do fisiologismo e da troca de votos por cargos e outras benesses. O eleitor, alega, rejeitou a política tradicional nas urnas e exige modos republicanos de agora em diante. O discurso soa bem, mas a dúvida é a mesma de sempre: será mantido na prática? Reeleito deputado em outubro, Lorenzoni foi delatado como beneficiário de um repasse de caixa dois da JBS: 100 000 reais em 2014. Em resposta à acusação, gravou um vídeo no qual, emocionado, assumiu o erro e pediu desculpas. É o futuro ministro-­chefe da Casa Civil.

Entre os assessores de campanha mais próximos do presidente eleito, quatro estão cotados para futuros ministros de Estado

Entre os novos expoentes do poder, o general Augusto Heleno é quem conhece Bolsonaro há mais tempo: quatro décadas, desde que foi instrutor dele na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A aproximação, entretanto, só ocorreu mais recentemente. O general transformou-se em conselheiro do candidato, coordenou os grupos de trabalho encarregados de desenhar o esqueleto do governo e ocupará o Ministério da Defesa. A pasta terá papel central na administração de Bolsonaro, que pretende empregar as Forças Armadas, por exemplo, em ações de policiamento. Heleno só não foi candidato a vice­presidente porque seu partido, o PRP, não permitiu. O posto de vice acabou nas mãos de outro general, Hamilton Mourão (PRTB), a quinta opção para exercer a função. A primeira, aventada antes dos dois generais, era o senador Magno Malta, do PR. Chamado de “amigo e irmão” por Bolsonaro, Malta é defensor da prisão perpétua para crimes de pedofilia e da redução da maioridade penal. Ele não conseguiu se reeleger, mas, segundo o presidente, “certamente estará conosco”.

A derrota de Magno Malta foi compensada pela onda bolsonarista que inundou o Congresso. Um dos beneficiados foi o paraibano Julian Lemos, que conquistou a confiança do candidato a presidente enquanto fazia a segurança dele em João Pessoa, no fim de 2015. Lemos conta que chegou a arrendar a própria empresa de vigilância para se dedicar à campanha de Bolsonaro, que encontrava dificuldades de conquistar votos no Nordeste. O investimento foi recompensado: além de ter sido eleito deputado federal em outubro, Lemos ganhou a vice-presidência do PSL. Sem traquejo para articulações políticas, ele promete ser o cão de guarda de Bolsonaro na Câmara. Um cão de ­guarda que confessa andar armado até quando vai à padaria, que responde a processo com base na Lei Maria da Penha, aberto pela própria irmã, e que já foi réu por estelionato, em ação arquivada após a prescrição.

Outro nordestino que ascende com Bolsonaro é Luciano Bivar, ex-cartola do futebol, deputado federal eleito e fundador do PSL. Bivar praticamente entregou seu partido a Bolsonaro, renunciando à presidência e deixando os comandos nacional e estaduais nas mãos de Bebianno e demais aliados do presidente. Tudo feito no fio do bigode, sem formalização. O gesto abnegado tem razão de ser. Com a ascensão do PSL, que pode se tornar a maior bancada da Câmara depois do iminente troca-­troca partidário, Bivar cogita disputar a presidência da Casa, mas o atual presidente, deputado Rodrigo Maia, será seu principal obstáculo.

Continua após a publicidade

Outra façanha da campanha de Bolsonaro foi transformar um deputado de baixo clero no senador mais votado do país: Major Olímpio, que se notabilizou pelo estilo estridente e por defender pautas ligadas à segurança pública, como a redução da maioridade penal. Eleito por São Paulo, foi um dos primeiros parlamentares a embarcar com Bolsonaro na “aventura do PSL”. Sem dinheiro nem tempo de TV, agarrou-se à imagem de Bolsonaro e acabou eleito senador com 9 milhões de votos, derrotando o veteraníssimo Eduardo Suplicy, do PT. Apesar do temperamento mercurial, Olímpio agia na campanha como um pacificador. De bombeiro, ele pretende agora passar a articulador, de preferência ocupando uma função de liderança no Senado em 2019, posto que está sempre às voltas com debates, divergências e disputas por votos. “A minha missão é ser a trincheira de um governo moralizador”, disse.


A folia dos Bolsonaros

EM FAMÍLIA – Carlos, Eduardo e Flávio: sucesso nas urnas replicando o estilo e as ideias do pai (Antonio Milena/VEJA)

Eles herdaram os olhos claros, o temperamento e o sucesso eleitoral de Jair Bolsonaro. Flávio, 37 anos, Carlos, 35, e Eduar­do, 34, são filhos do futuro presidente da República e surfaram na onda do pai. Flávio, o primogênito, conseguiu o salto mais extraordinário. Em 2014, elegeu-se deputado estadual do Rio de Janeiro com pouco mais de 160 000 votos. Agora, conquistou uma vaga para o Senado com impressionantes 4 milhões de votos. Eduardo, por sua vez, recebeu 1,8 milhão de votos em São Paulo e se reelegeu como o deputado federal mais votado da história. Carlos ainda está na metade de seu mandato como vereador do Rio, mas já sonha em disputar a prefeitura da cidade daqui a dois anos. Na campanha, os filhos tinham a missão de defender e impulsionar a imagem do pai nas redes sociais. Não foram poucos os bate-bocas, as confusões e as polêmicas em que se meteram, mas pode-se dizer que, ao final, foram bem-sucedidos. O sobrenome Bolsonaro agora é sinônimo de poder.

O presidente eleito nunca escondeu a ascendência que tem sobre a carreira política dos filhos — e os filhos fazem questão de exibir a sintonia com as ideias do pai. Em princípio, a harmonia do clã só vem para o bem, mas ela também pode causar dissabores. Na campanha, Eduardo provocou um conflito entre o presidenciável e o Supremo Tribunal Federal, quando veio à tona um vídeo em que ele afirmava que bastavam “um soldado e um cabo” para fechar a Corte. Policial federal licenciado, o deputado gosta de posar para fotografias com armas em punho. Na Câmara, fez questão de ter um gabinete vizinho ao do pai.

Os três filhos replicam o estilo agressivo e provocativo do presidente eleito. Carlos chamou recentemente um deputado petista de “vagabundo”, “canalha” e “lixo”. Na campanha, dedicou-­se a criar epítetos desabonadores para os adversários. Flávio é o mais tranquilo do trio. Em 2011, quando a juíza Patrícia Acioli, que combatia o crime organizado, foi executada no Rio, ele postou a seguinte mensagem: “Que Deus tenha essa juíza, mas a forma absurda e gratuita com que ela humilhava policiais nas sessões contribuiu para ter muitos inimigos”. Com a repercussão negativa, apagou o texto.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 31 de outubro de 2018, edição especial nº 2606

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.