Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O efeito dominó em escândalo de corrupção na Paraíba

Delator provoca a prisão de ex-governador e lança suspeitas sobre a lisura do sucessor dele ao revelar desvios milionários de verbas da saúde e da educação

Por Edoardo Ghirotto Atualizado em 4 jun 2024, 14h44 - Publicado em 27 dez 2019, 06h00

Na república dos grampos, o escândalo recente na Paraíba cravou um novo recorde, com nada menos que oito anos de registros de conversas nem um pouco republicanas entre o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e o empresário Daniel Gomes da Silva. Ocorridos de 2010 a 2018, os diálogos foram gravados clandestinamente por Silva e terminaram nas mãos do Ministério Público após o empresário firmar um acordo de delação premiada. Segundo os investigadores, os áudios mostram que Coutinho desviou pelo menos 134,2 milhões de reais destinados às áreas da saúde e da educação do estado. O ex-governador foi preso preventivamente no âmbito da Operação Calvário, mas já está em casa graças a uma decisão de Napoleão Nunes Maia Filho, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Nos áudios que vieram a público, Silva trata com Coutinho sobre o pagamento de uma propina referente a 10% do valor de um contrato. Há também pedidos do ex-governador para obter ingressos de shows. Em outra delação, a ex-procuradora-geral do estado Livânia Farias, que atuou como secretária de Coutinho, diz ter entregado ao político mais de 4 milhões de reais. O escândalo ainda levantou suspeitas sobre o atual governador, João Azevêdo (sem partido), alvo de mandados de busca e apreensão. Aos investigadores, Silva disse que o mandatário não só se beneficiou dos desvios para abastecer sua campanha como solicitou que o esquema fosse expandido em sua chegada ao Executivo. Azevêdo e Coutinho negam as acusações. Considerando-se o volume e o conteúdo das gravações, vai ser difícil provar a inocência deles.

Publicado em VEJA de 1º de janeiro de 2020, edição nº 2667

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.