Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O ‘código’ de Dirceu que indica influência sobre o governo Lula

Ainda mantendo a discrição, o ex-todo poderoso ministro volta à cena política

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 dez 2022, 10h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SP - JOS…-DIRCEU - GERAL - JosÈ Dirceu durante o lanÁamento da revista ì1968 e os trabalhadoresî, no Hotel Leques Brasil em S„o Paulo (SP), nesta quinta-feira (30). A revista È de produÁ„o do Centro de MemÛria Sindical. 30/08/2018 - Foto: FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS
     (Flavio Corvello/Futura Press)

    Reportagem de VEJA desta semana mostra como o ex-todo poderoso ministro da Casa Civil José Dirceu volta, ainda discretamente, à cena política nacional – da participação nas rodas de conversas de ministeriáveis a pedidos de cargos no governo Lula

    As primeiras movimentações já eram percebidas durante a campanha. Apesar de se manter distante dos holofotes, Dirceu assumiu um papel de articulador, viajando pelo Brasil para ajudar na formação de palanques e na conquista de apoios ao petista. “Quando ele passou em Mato Grosso, falei com ele. O Dirceu estava na casa de um deputado do PT e me convidou”, contou um parlamentar. 

    Além disso, ele era procurado por lideranças de outros partidos, como Renan Calheiros, do MDB, em busca de discutir a possibilidade de formação de uma frente de apoio mesmo ainda enquanto a senadora Simone Tebet era candidata pela legenda.

    Agora, passada a eleição, Dirceu é alvo de cobiça para tratar da formação de ministérios – cotados a ganhar uma cadeira na Esplanada batem em sua porta em busca de apoio. Em contrapartida, ele já procura eventuais ministros na tentativa de emplacar aliados em cargos no segundo e no terceiro escalão. “Não tem uma pessoa que não fale com ele”, resume um amigo. Tudo isso acontece, porém, com extrema discrição.

    Quem conversa com Dirceu garante que ele tem acesso ao presidente eleito – mas ninguém sabe (ou quer dizer) qual o caminho. A leitura é feita com base em uma “senha” dada pelo ex-todo poderoso ao colher as demandas. “Vou levar esse assunto adiante”, costuma repetir. O “adiante”, para muitos, tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.