Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nova pesquisa revela importante avanço para Lula em grupo decisivo

Entenda

Por Matheus Leitão
Atualizado em 25 out 2022, 15h15 - Publicado em 25 out 2022, 09h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian former President (2003-2010) and presidential candidate for the leftist Workers Party (PT), Luiz Inacio Lula da Silva, speaks during a press conference in Sao Paulo, Brazil, on October 24, 2022. - Veteran leftist Luiz Inacio Lula da Silva said he is keeping an eye on poll numbers showing his lead narrowing over far-right incumbent Jair Bolsonaro for Brazil's October 30 presidential runoff but is confident he will win. (Photo by Miguel Schincariol / AFP)
    Luiz Inácio Lula da Silva (./Reprodução)

    Apesar do cenário geral de estabilidade apontado pela nova pesquisa Ipec desta segunda, 24, o ex-presidente Lula cresceu de forma significativa entre os eleitores mais jovens.

    No total, o petista ganhou 9 pontos no período de uma semana no grupo de eleitores com idade entre 16 e 34 anos, que são divididos em dois segmentos no levantamento.

    Segundo o Ipec, o petista cresceu 6 pontos percentuais no grupo de eleitores com idade entre 16 e 24 anos. A comparação leva em conta a pesquisa desta segunda, 24, e o levantamento de sete dias atrás, divulgado em 17 de outubro. Lula foi de 53% para 59% dos votos nesse eleitorado, enquanto Jair Bolsonaro caiu de 40% para 34%.

    Outro bom desempenho de Lula aconteceu entre os eleitores de 25 a 34 anos: depois de aparecer empatado com Bolsonaro com 47% dos votos na pesquisa do dia 17 de outubro, agora o petista aparece com 50% contra 44% do atual presidente.

    Continua após a publicidade

    O petista também teve oscilação positiva entre os eleitores de 45 a 59 anos: subiu de 48% para 50%. Nesse grupo, Bolsonaro manteve 43% dos votos.

    Os únicos grupos nos quais Lula teve oscilação negativa foram os eleitores com 60 anos ou mais e os eleitores com idade entre 35 e 44 anos. Entre os mais velhos, o petista caiu de 50% para 47% e Bolsonaro subiu de 41% para 45%.

    Já no grupo de 35 a 44 anos, houve uma inversão da curva a favor de Bolsonaro: o atual presidente subiu de 42% para 47% dos votos enquanto Lula caiu de 50% para 44%.

    Continua após a publicidade

    Além desses avanços importantes de Lula, a pesquisa Ipec deixa mais claro do que nunca que os benefícios do governo federal não geraram votos como era esperado.

    Entre os que recebem ou têm alguém em casa que recebem benefícios, 59% votam em Lula e 35% votam em Bolsonaro. Comparando com a pesquisa da semana passada, cada candidato oscilou negativamente 1 ponto percentual.

    Bolsonaro tem pouquíssimo tempo para tentar reverter um quadro que é claramente favorável a Lula neste momento. Com o desgaste gerado pelos absurdos de Roberto Jefferson, vai ficar ainda mais difícil para o presidente mudar o cenário até o dia 30.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.