Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

No Rio, eleitores de Bolsonaro não aceitam derrota e pedem golpe militar

Manifestantes protestam em frente à Central do Brasil nesta quarta-feira, 2

Por Duda Monteiro de Barros Atualizado em 2 nov 2022, 17h59 - Publicado em 2 nov 2022, 12h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • People take part in a demonstration in support of Brazilian President Jair Bolsonaro in Sao Paulo, Brazil, on September 7, 2021, on Brazil's Independence Day. - Fighting record-low poll numbers, a weakening economy and a judiciary he says is stacked against him, President Jair Bolsonaro has called huge rallies for Brazilian independence day Tuesday, seeking to fire up his far-right base. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP)
    Apoiadores durante uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro em São Paulo, no dia 7 de setembro de 2021 - (Miguel Schincariol/AFP)

    Um dia depois do primeiro pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL) após a derrota nas urnas, apoiadores do presidente se reúnem no Centro do Rio de Janeiro para pedir uma intervenção militar. Milhares de pessoas se postaram diante do prédio do Comando Militar do Leste, na Avenida avenida Presidente Vargas para contestar o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Publicidade

    As solicitações seguem uma interpretação particular e não corroborada pelo STF e por diversos juristas no Brasil de dois artigos da Constituição Brasileira. O primeiro afirma que “Todo poder emana do povo”, e o 142° admite a possibilidade de uma intervenção militar para reestabelecimento da ordem.  

    Publicidade

    O movimento  interdita algumas pistas da avenida. A manifestação ocorre depois de Bolsonaro justificar os atos antidemocráticos de caminhoneiros, que bloqueiam estradas em todo o país, afirmando que os protestos ocorrem como “fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”.

    Em seu breve pronunciamento durante a terça-feira, o mandatário afirmou, porém, que as manifestações eram bem-vindas, mas deveriam ocorrer de forma “pacífica” e sem “prejudicar a população”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Outros protestos estão sendo organizados ao redor do Brasil em frente a quartéis. Simultaneamente, caminhoneiros bolsonaristas seguem fechando rodovias, apesar da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou  liberação das estradas.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.