Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

No Google, PT concentra 71% das buscas sobre partidos políticos

Partido do ex-presidente Lula concentra dez vezes o volume de buscas de outras legendas

Por Leonardo Lellis Atualizado em 10 abr 2018, 16h50 - Publicado em 23 mar 2018, 19h23

Partido que catalisa as mais renhidas discussões políticas na internet e fora dela, e com seu principal líder envolto a um julgamento que pode levá-lo para a cadeia, o PT é o campeão das buscas no Google entre os partidos políticos do Brasil. Dados do gigante de buscas mostram que o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganha de lavada da concorrência quando o assunto é a curiosidade dos usuários da internet pelas legendas.

O PT teve dez vezes o total de buscas dos outros partidos no topo do ranking do serviço e concentrou 71% do total das pesquisas nos últimos três meses — muito à frente de MDB (7,9%), PSDB (7,2%), PP (7,2%) e PSC (7%), que encabeçam o ranking e cujos resultados têm mais relevância estatística.

O Google não revela o número total de buscas, mas dá como referência o momento em que as pesquisas sobre determinado assunto atingiu seu ápice. No caso do PT, isso aconteceu no último dia 24 de janeiro, quando Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no caso do tríplex do Guarujá.

Os melhores momentos do PSDB foram no dia 9 de dezembro, quando militantes do partido brigaram na convenção nacional da legenda, em Brasília — situação que representou 14% do número máximo de buscas. Na sequência, o outro pico de buscas pelo partido se deu no dia seguinte em que o petista foi condenado no TRF4, mesmo assim com tímidos 6% em relação ao volume total de pesquisas.

O MDB ganhou destaque em dois momentos: no dia 19 de dezembro, quando o o partido de Michel Temer e companhia anunciou seu nove nome, abandonando a letra P da sigla, e em 16 de fevereiro, quando o presidente anunciou a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O Google também mediu com exclusividade para VEJA o que seus usuários querem saber sobre as legendas que concentram o maior volume de buscas. Com a grande probabilidade de Lula ser impedido de disputar as eleições, a principal dúvida em relação ao PT é quem será o candidato do partido em 2018. Na sequência, as buscas envolvendo o partido são: “Como era o Brasil antes do PT?”, “Por que tem gente que defende o PT?”; “O PT é esquerda ou direita?”; “Quem criou o PT?”

Em relação ao PSDB, a principal busca é sobre como se filiar à legenda de Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. As outras perguntas são, nesta ordem: “Desde quando o PSDB governa São Paulo?”; “O que significa PSDB?”; “Por que Álvaro Dias saiu do PSDB?”; “Quando foi fundado o PSDB?”.

No caso do MDB, as principais pesquisas recentes sobre a sigla são sobre sua mudança de nome. Os resultados de PP e de PSC não foram expressivos nos últimos meses a ponto de ser possível medir a que tipos de pesquisas as legendas se relacionam.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.