Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MPF pede bloqueio de R$ 24 mi de Lula e filho dele

Solicitação foi feita em processo aberto a partir da Operação Zelotes. Petista tem até o próximo dia 21 para responder ao pedido dos procuradores

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, o bloqueio de 23,9 milhões de reais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de um dos filhos dele, Luís Cláudio Lula da Silva. A solicitação de bloqueio, que mira 21,4 milhões de reais de Lula e 2,5 milhões de reais de Luís Cláudio, foi feita no processo aberto contra ambos a partir da Operação Zelotes.

Em decisão publicada na última segunda-feira, o magistrado determinou que o ex-presidente e seu filho sejam intimados e se manifestem em até cinco dias úteis sobre o pedido do MPF, ou seja, até o próximo dia 21 de novembro. A partir daí, o juiz poderá decidir sobre os bloqueios.

Lula é réu pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa nas negociações que levaram à compra de 36 caças suecos Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.

Segundo o MPF, a atuação do petista rendeu 2,5 milhões de reais a Luís Cláudio, pagos pelo escritório Marcondes & Mautoni, do casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, também réus nessa ação penal e alvos de pedido de bloqueio de 22,1 milhões de reais. O pagamento ao filho de Lula foi justificado por um contrato de prestação de serviços que, segundo os investigadores, era fictício.

O processo está na fase de interrogatório dos acusados. Lula e Luís Cláudio seriam ouvidos no último dia 3 de novembro, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou um recurso das defesas de ambos e suspendeu as oitivas deles. O desembargador Néviton Guedes entendeu que os depoimentos não poderiam ser colhidos antes que todas as testemunhas arroladas e autorizadas pelo tribunal fossem ouvidas, incluindo as residentes no exterior.

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, afirma que o pedido de bloqueio de 23,9 milhões de reais “não tem qualquer base jurídica e materialidade” e que este processo faz parte de uma “perseguição política” ao petista. “Não há no pedido apresentado pelo MPF indicação de provas a respeito das afirmações ali contidas, que partem de certezas delirantes sobre a ‘influência’ de Lula na compra de caças pelo País e na ausência de veto em relação a um dos artigos de uma medida provisória (MP 627/2013)”, sustenta Zanin Martins.

O defensor sustenta que depoimentos de testemunhas, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, os ex-ministros da Defesa Nelson Jobim e Celso Amorim “esclareceram (i) que a compra dos caças suecos pelo Brasil em dezembro de 2013 seguiu orientação contida em parecer técnico das Forças Armadas e que (ii) o artigo 100 da Medida Provisória 627/2013 prorrogou incentivos fiscais instituídos durante o governo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, objetivando o desenvolvimento das regiões norte, nordeste e centro-oeste”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Com este valor quero ver os seguidores alienados do jararaca fazer vaquinha pra ajudar a pagar?

    Curtir

  2. Eder Oliveira

    VAI TENTANDO GLOBO…
    VAI TENTANDO DESVIAR O ASSUNTO.

    SEU PAGAMENTO DE PROPINA NA CBF E FIFA

    Curtir

  3. Eder Oliveira

    Sr. Paulo Cesar, OBRIGADO pelo testemunho de inocência do ex presidente.
    como vc mesmo diz: “Com este valor quero ver os seguidores alienados do jararaca fazer vaquinha pra ajudar a pagar?”…
    ou seja, vc admite que ele não tem o dinheiro.
    vc nãp acha mto estranho ele ser tão ladrão como gosta de dizer e não acharem o dinehiro e portanto NÃO TER ESSE dinheiro?
    pensa…
    seja decente, pense.

    Curtir

  4. BOLSONARO 2018

    E TEM LOUCOS QUE QUEREM ELEGER ESSE LADRÃO PARA PRESIDENTE…. LULA LADRAO O PT E PMBD SÃO AS MAIORES ORGANIZAÇOÕES CRIMINOSA Q O PAIS JA VIU… LULA LADRÃO,

    Curtir

  5. news da hora

    Lula o lider das quadrilhas que desviou bilhoes tem que seguir para a Papuda de imediato .

    Curtir

  6. news da hora

    Em Democracias organizadas e poder Judiciario forte Lula ficaria na cadeia para sempre .

    Curtir

  7. news da hora

    Cadeia nele ! Lava jato em todos os menbros da quadrilha de Lula , Dilma e cia .

    Curtir

  8. Essa compra foi a coisa mais tenebrosa que eu já vi. A FAB passou mais de uma década tentando comprar um novo caça estratégico e não conseguiu. O Brasil perdeu capacidade de defesa estratégica do Espaço Aéreo Brasileiro, e ficou por isso mesmo. O parecer final para compra foi dado, na verdade, pelo Luiz Marinho (PT, então prefeito de São Bernardo do Campo), que foi à Suécia fazer não se sabe exatamente o quê, e voltou dizendo que o avião era ótimo e deu sinal verde para a compra. Correndo atrás do prejuízo, o contrato de compra foi revisto e o fabricante aceitou perder “uma grana preta” (sem racismo! se alguém achar que é racismo, eu troco para “uma grana branca”, ou “amarela”, ou “vermelha” ou “incolor”), ou seja, havia um sobrepreço.

    Curtir

  9. O MPF bloqueia dinheiro a todo momento deste ladrão, mas o patrimônio dele parece que não diminui.

    Curtir

  10. Eder Oliveira

    Só existe uma coisa boa que Jair Bolsonaro esta se prestando para o país neste momento. Ele está destruindo a FRAUDE que o PSDB representa. Tirou todo esse eleitorado de DIREITA, mais REATIVO, XENÓFOBO, RACISTA, ELITISTA, ESCORIA da cidadania, se não da humanidade. Que existe no país e que votava escondido no armário no PSDB.
    Ele não entende de ECONOMIA, não entende de EDUCAÇÃO, não entende de SAÚDE PÚBLICA, não entende de HISTÓRIA DO BRASIL e nem de SEGURANÇA PÚBLICA. Mas ele entende que UMA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO TAMBÉM NÃO ENTENDE, e por isso se aproveita do MEDO, da DESORIENTAÇÃO, da INDIGNAÇÃO e do CONSERVADORISMO das pessoas pra PROMETER TUDO QUE ELAS QUEREM OUVIR.

    Curtir