Motta sinaliza que pautará cassação de Zambelli e Glauber nesta quarta
Presidente da Casa surpreendeu algumas lideranças ao fazer anúncio durante reunião na manhã desta terça-feira
Em reunião com líderes partidários, o presidente da Câmara, Hugo Motta, sinalizou que colocará em votação nesta quarta-feira os processos de cassação dos mandatos de Carla Zambelli e Glauber Braga.
Segundo apurou o Radar, a decisão surpreendeu a maioria dos presentes, que não esperava que o paraibano buscasse um desfecho para os casos nos últimos dias de trabalho antes do recesso de fim de ano.
O processo de Carla está na CCJ e o parecer de Diego Garcia pela manutenção do mandato da bolsonarista será apreciado antes do envio para análise do plenário.
Ela foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do CNJ e, por uma determinação da Corte, os deputados estão apreciando a perda de mandato de Carla.
Já o processo de Glauber é mais antigo e está parado desde abril, quando o psolista chegou a fazer uma greve de fome por oito dias após ter a cassação aprovada pelo Conselho de Ética.
Ele é acusado de ter agredido um militante do MBL, em reação a ataques feitos contra sua mãe, Saudade Braga, que estava doente na época.
Além desses dois casos, o plenário também deve se debruçar sobre a perda de mandato de Alexandre Ramagem, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.
Paralelamente a esses processos, a Mesa da Câmara também pode decretar a perda de mandato do deputado Eduardo Bolsonaro por faltas. O filho de Jair Bolsonaro está fora do país e não tem cumprido as funções legislativas desde o primeiro semestre.
Nos bastidores, há a avaliação de que Motta optou por resgatar o caso de Glauber para não ser acusado pela direita de estar levando adiante apenas processos que tenham opositores do governo Lula como alvo.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
O duro recado do autor de PEC que limita mandatos no STF
O pedido de Trump a Lula sobre Maduro, e o ponto ‘altamente improvável’ na versão oficial da conversa







