Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Moraes manda PF incluir nome de Eustáquio na lista vermelha da Interpol

Jornalista apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o país logo após as eleições com receio de ser preso novamente por ordem do ministro do STF

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 30 jul 2023, 20h39 - Publicado em 30 jul 2023, 20h28

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou a Polícia Federal incluir o nome do jornalista Oswaldo Eustáquio, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, na lista de difusão vermelha da Interpol – relação de pessoas procuradas pela Justiça.

Eustáquio deixou o Brasil logo após as eleições do ano passado, com receio de ser preso novamente. O jornalista é investigado pelo STF no inquérito que apura os atos antidemocráticos. Desde o fim do ano passado, Eustáquio diz ter buscado exílio em em 8 países. Durante esse período, o jornalista grava vídeos mostrando sua rotina dormindo em albergues. Com as contas bancárias bloqueadas pelo Supremo, Eustáquio tem feito apelos com a ajuda dos três filhos com o objetivo de criticar as decisões de Moraes e pedir doações via PIX.

“Faço um apelo às organizações internacionais de defesa da criança e do adolescente para pedirem a liberação da minha conta. Eu não tenho nada a ver com isso. É um pedido de socorro para que eu possa ter uma vida normal. Eu e meus irmãos não poderemos ir à escola e vamos ter que doar nossos cachorrinhos caso esse apelo não seja atendido. Nos ajude através desse novo Pix”, diz Mariana Eustáquio, uma das filhas do jornalista em vídeos que a família passou a compartilhar pelas redes sociais.

O ofício, que está anexado ao inquérito sigiloso do Supremo, chegou ao poder da cúpula da PF no dia 7 de julho. Até o momento, o nome de Eustáquio não apareceu na lista de difusão vermelha da Interpol. Em nota, a defesa do jornalista, o advogado Ricardo Freire Vasconcellos, informou que vai recorrer da decisão de Moraes.

“O IIPEP (Instituto Internacional de Defesa de Presos e Exilados Políticos) vai enviar um ofício a Interpol pedindo a não inclusão do nome de Eustáquio no alerta vermelho com base no artigo que veda a inclusão de nomes por perseguição política. Oswaldo é um refugiado político por perseguição”, escreveu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.