Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Oswaldo Eustáquio usa filhos para denunciar abusos do STF e pedir doações

"O Supremo está tentando destruir a minha família", afirmou Mariana Eustáquio, filha mais velha do jornalista apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 30 jul 2023, 19h49 - Publicado em 30 jul 2023, 16h36

Preso por três vezes por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o jornalista Oswaldo Eustáquio, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, deixou o Brasil assim que Lula venceu as eleições do ano passado. Com receio de voltar para a cadeia, em especial após os atos de 8 de janeiro, Eustáquio buscou exílio em países vizinhos da América do Sul e vem usando até mesmo a figura de seus filhos nas redes sociais para denunciar supostos abusos do Supremo e pedir doações via PIX.

“Oi, eu sou Mariana, e tenho um pedido de socorro à nação. O ministro Alexandre de Moraes mandou bloquear minha conta no banco e minha previdência privada que meus avós pagam desde que eu nasci pelo simples motivo de eu ser filha do jornalista Oswaldo Eustáquio. O STF está tentando destruir a minha família”, diz a garota em um dos vídeos que Eustáquio publicou no Instagram.

Mariana afirmou ainda que a Polícia Federal invadiu sua casa por cinco vezes, em uma experiência classificada por ela como “horrível”. Conta ainda que o Supremo mandou bloquear as contas bancárias do pai, apreender o carro e cancelar os registros de imóveis da família do jornalista. Em outro apelo, diz que ela e os irmãos podem deixar de ir à escola caso não consigam reverter a situação.

“Faço um apelo às organizações internacionais de defesa da criança e do adolescente para pedirem a liberação da minha conta. Eu não tenho nada a ver com isso. É um pedido de socorro para que eu possa voltar a ter uma vida normal. Eu e meus irmãos não poderemos ir à escola e vamos ter que doar nossos cachorrinhos caso esse apelo não seja atendido. Nos ajude através desse novo PIX que abri”, concluiu.

Continua após a publicidade

Em nota, a defesa de Mariana comunicou que ajuizou uma medida cautelar para o desbloqueio de suas contas e destacou que a medida de Moraes foi tomada “sem ouvir a PGR”.

Eustáquio tem outros dois filhos mais novos do que Mariana: Bernardo e Oswaldinho. Os dois também aparecem em vídeos criticando as atitudes de Moraes. “Está tentando destruir nossa família de qualquer jeito. A gente perdeu nosso cachorrinho porque não tinha dinheiro para comprar ração”, afirmam.

O PIX divulgado pela família do apoiador bolsonarista remete a uma conta bancária registrada em nome de Mariana Volf Pedro Eustáquio. Nos últimos meses, o jornalista vem publicando uma série de vídeos mostrando sua rotina fora do Brasil. Eustáquio disse que já passou por oito países diferentes e tem se hospedado em albergues. “Enquanto muitos amigos meus estão na Papuda – a maior parte, inocentes – estou fora do Brasil num albergue passando por necessidades básicas”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.