Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Milei convida Lula para posse e fala em “construção de laços” com o Brasil

Presidente eleito da Argentina manifestou desejo de manter a relação entre os países

Por Da Redação Atualizado em 27 nov 2023, 17h20 - Publicado em 26 nov 2023, 17h10

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que convidou o brasileiro para sua posse e afirmou o desejo de reforçar a relação entre os países. O documento foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante uma reunião em Brasília neste domingo, 26.

“Te envio esta mensagem, com as minhas cordiais saudações, com objetivo de lhe transmitir o convite para se juntar a mim, no próximo dia 10 de dezembro, nos eventos que teremos aqui por ocasião de minha posse presidencial. Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e a equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, diz Milei. 

O presidente eleito afirmou que as duas nações têm muitos desafios pela frente e disse estar convencido de que “uma troca nos campos econômico, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, nos posicionará como países competitivos em que seus cidadãos podem desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam”.

Milei disse ainda que os países estão “intimamente ligados pela geografia e pela história” e declarou que deseja seguir com uma atuação conjunta que resulte em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros. “Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e construção de laços que consolidem o papel que a Argentina e o Brasil podem e devem cumprir na Conferência das Nações”, diz. Ele encerra a carta com saudações de “estima e respeito” a Lula e diz esperar ver o petista na posse. 

O gesto de Milei é mais um aceno ao governo brasileiro, que temia um desgaste entre os países após ataques de Milei a Lula na campanha eleitoral. O argentino chegou a dizer que cortaria relações com o Brasil. O petista ainda não confirmou se irá ou não à posse em Buenos Aires.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.