Michelle e Ibaneis lideram disputa ao Senado pelo DF, diz pesquisa
Levantamento indica também empate técnico na disputa pelo governo distrital em 2026
 
                A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lideram a disputa pelo Senado em Brasília, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 30. O instituto entrevistou 1.506 eleitores no Distrito Federal entre os dias 23 e 27 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais.
Ambos lideram a disputa empatados tecnicamente: Michelle tem 34,1%, enquanto Ibaneis tem 30,2%. Na sequência aparecem a senadora Leila do Vôlei (PDT), com 23,2%; a deputada federal Erika Kokay (PT), com 21,4%; o deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 20,7%; o empresário Paulo Octávio, com 13,7%; a deputada federal Bia Kicis (PL), com 12,2%; o ex-senador José Reguffe, com 12,1%; e o desembargador aposentado Sebastião Coelho, com 7,9%. Ao todo, 3,9% dos entrevistados não opinaram ou não souberam responder, enquanto 5% disseram que votariam nulo ou branco ou em nenhum dos candidatos citados.
Em 2026, os brasileiros irão às urnas para eleger dois terços das 81 vagas do Senado. No Distrito Federal, estão em jogo as cadeiras de Leila Barros (PDT) e Izalci Lucas (PL); a terceira senadora distrital, Damares Alves (Republicanos), foi eleita em 2022 e tem mandato previsto até 2031.
O Paraná Pesquisas questionou os eleitores também sobre suas preferências ao governo do Distrito Federal. A atual vice-governadora, Celina Leão (PP), soma 32,2% das intenções de votos e está tecnicamente empatada com o ex-governador do DF, José Arruda (PL), que tem 29,8% no primeiro cenário avaliado pelo instituto. O governador Ibaneis Rocha está no segundo mandato consecutivo à frente do Palácio do Buriti e não pode disputar a reeleição.
Além de Celina e Arruda, também aparecem na pesquisa o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (PV), com 11,8%; o ex-ministro-interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e interventor na segurança pública do DF durante o 8 de Janeiro, Ricardo Cappelli (PSB), com 6,4%; e a pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), com 6%.
Ao todo, 5% dos entrevistados não opinaram ou não souberam responder, enquanto 8,6% disseram que votariam nulo ou branco ou em nenhum dos candidatos citados.
O empate técnico se repete também no segundo cenário avaliado pelo Paraná Pesquisas, quando somente Celina, Arruda e Grass foram avaliados. Nessa situação, a vice-governadora sobe para 36,9% das intenções de votos, Arruda para 32,7% e Grass, 14,9%.
 
	 A resposta do governo Lula a Cláudio Castro sobre a guerra ao tráfico no Rio
A resposta do governo Lula a Cláudio Castro sobre a guerra ao tráfico no Rio Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita
Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio
O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio A primeira vitória do Itamaraty na novela do tarifaço de Trump
A primeira vitória do Itamaraty na novela do tarifaço de Trump 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA